Retorno das atividades do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID na escola parceira Padre João Piamarta começa com muita empolgação e comprometimento



O inicio do mês de fevereiro de 2018 foi marcado pelo retorno das atividades do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. Após um primeiro encontro coletivo na instituição de ensino UNESPAR/UVA, as equipes foram direcionadas às escolas parceiras na esperança de que o projeto não seja interrompido.
Apesar da incerteza da continuação do projeto para os próximos meses, a equipe atuante na escola parceira Padre João Piamarta, da qual fazem parte as acadêmicas bolsistas Célia Aparecida Chechelack, Lais Suzana Kurutz Asquidamini, Sonia Gonçalves Thibes da Luz, Verediane Wollinger e Vivian Michelli Ivaz de Oliveira Quadros, mostrou-se muito envolvida e comprometida em contribuir para uma recepção calorosa aos alunos no retorno as aulas.
Foi decidido, juntamente com a equipe pedagógica da escola e a supervisora do projeto Natália Aparecida da Silva, montar um painel de boas vindas aos alunos e confeccionar uma moldura para fotos do primeiro dia de aula (anexo I e II). Assim, no primeiro dia de aula, os alunos foram acolhidos e registraram este momento de retorno com muitas fotos (Anexo III, IV e V), inclusive com a presença das coordenadoras do projeto Mão Amiga, Prof. Ms Rosana Beatriz Ansai e Prof Dra Kelen dos Santos Junges (Anexo VI).
Com o objetivo de promover a socialização entre as turmas, as bolsistas acadêmicas irão preparar uma gincana para todos os alunos da escola, a qual será realizada no dia 03 de março, sábado letivo. Este será um momento de interação entre os alunos, onde os mesmos serão divididos em equipes para participarem de atividades lúdicas recreativas. Com esta iniciativa, as acadêmicas bolsistas desejam que os valores praticados por meio destas atividades resultem em um ano letivo agradável e de muito aprendizado.
Esta relação de companheirismo e envolvimento, e também de afetividade desenvolvida com todos os alunos da escola, só vem a reforçar uma parceria, entre a escola e a instituição de ensino, que vem dando certo e fazendo a diferença ao longo de sua trajetória, pois é através das vivências proporcionadas pelo projeto, no contato direto com o chão da escola, que trocamos ideias, conhecimentos e experiências e nos sentimos mais preparados para os desafios que integram o ser professor. Desta forma, julgamos necessário relembrar os objetivos do projeto, os quais se constituem em:

Oferecer às crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais parceiras, atividades pedagógicas diversificadas e lúdicas que minimizem o fracasso escolar melhorando sua autoestima por meio da oportunidade de oferta aos licenciandos, em especial os do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFI/UV de vivenciar experiências de atuação docente ainda em sua formação inicial, para que possam valorizar o magistério e construir sua práxis educativa no contexto desafiador do aluno com dificuldades de aprendizagem, ao mesmo tempo em que podem refletir sobre a atuação docente voltada para ações críticas, éticas, conscientes e competentes para que possam atuar no complexo contexto educacional. (ANSAI, et al, 2012, p.15)

E assim, seguimos confiantes e esperançosos de que o PIBID tenha continuidade e possa contemplar cada vez mais bolsistas acadêmicos com sua valorosa contribuição para o processo de formação docente, e com a certeza de que a passagem e/ou permanência no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID ficará marcada para sempre em nossa trajetória profissional.

Texto escrito pelas bolsistas acadêmicas Sonia G. Thibes da Luz e Laís S. K. Asquidamini.

Referência:
ANSAI, et al. Fundamentos e concepções norteadoras sobre o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem: Pressupostos conceituais. In: Caderno pedagógico: Uma Mão Amiga nas dificuldades de Aprendizagem. 1ª ed. União da Vitória – PR, editora, 2012.

Equipe de bolsistas nos preparativos para recepção dos alunos

Equipe de bolsistas nos preparativos para recepção dos alunos

Alunos da escola registrando o momento de reencontro com colegas e professores

Alunos da escola registrando o momento de reencontro com colegas e professores

Alunos da escola registrando o momento de reencontro com colegas e professores
Visita da coordenação do projeto à escola parceira
5