2010




FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
UNIÃO DA VITÓRIA – PARANÁ
FAFIUV

ANAIS DO 10º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E
10ª MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO/2010
ISSN 1908-0559

REALIZAÇÃO: Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras
União da Vitória – Paraná - FAFIUV
Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços – IEPS
DIREÇÃO DA FAFIUV: Bel. Valderlei Garcias Sanches
VICE-DIREÇÃO DA FAFIUV: Profª. Ms. Leni Trentin Gaspari
PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA: Prof. Ms. Atilio A. Matozzo – Presidente
RESUMOS DAS ACADÊMICAS BOLSISTAS DO PROJETO MÃO AMIGA:

A EXPERIÊNCIA DOCENTE: RELATOS DO PROJETO MÃO-AMIGA
Fabricia Palhano (FAFIUV/CAPES/PIBID) fabinhaquerida@yahoo.com.br
Patrícia Caroline Pacheco (FAFIUV/CAPES/PIBID) p.a.t.y.pacheco@hotmail.com
Orientadora: Profª.Ms. Ansai, Rosana Beatriz (FAFIUV)

A pesquisa baseia-se em relatos da experiência docente realizada no Projeto “Mão Amiga” na escola Duque de Caxias da rede pública do município de União da Vitória, PR, em convenio com a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR e o Programa Institucional de Bolsa à Iniciação Científica e Docência PIBID/CAPES. O ensino é diferenciado e tem como objetivo trabalhar as defasagens de aprendizagem por meio do lúdico com crianças que apresentam alguma dificuldade, valorizando o brincar para aprender, proporcionando assim um ambiente agradável, prazeroso e motivador para o aluno, pois a proposta do referido projeto é que desta forma, a aprendizagem se torna muito mais eficaz. Como bolsistas acadêmicas a docência com os alunos que apresentam este perfil, está voltada para se desenvolver o raciocínio, a coordenação motora, a lateralidade, a socialização, entre outros fatores, trabalhando-se para que o aluno tenha um melhor desempenho em sala de aula e consequentemente melhore sua auto-estima. Conclui-se que no decorrer da operacionalização do projeto os alunos estão apresentando avanços significativos principalmente no que diz respeito ao comportamento, desempenho e motivação das aprendizagens a serem construídas.

 
A IMPORTANCIA DO JOGO COMO ELEMENTO DIDATICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Carla Rosane Fersch (FAFIUV) carlafersch@yahoo.com.br
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

A dificuldade na aprendizagem é um tema de estudo que inquieta muito as pessoas que fazem parte do sistema educacional, sendo também um tema que aflige muitos professores pois muitas vezes ficam em duvida diante de algumas questões como por exemplo: quais as possíveis causas dos problemas de aprendizagem? Qual a melhor maneira de se trabalhar com esses alunos? Assim sendo o estudo de caráter teórico bibliográfico tem como objetivo apresentar a importância do jogo como elemento didático pedagógico para o trabalho docente com crianças que apresentam um perfil de dificuldades de aprendizagem. Conclui que se a criança não aprende ela tem um motivo e cabe aos educadores, entre outros profissionais, identificar a causa da ocorrência deste fenômeno. Portanto evidencia-se que se deve repensar o fazer educativo sendo que recomenda-se os jogos como instrumento pedagógico eficaz para despertar no aluno com este perfil a motivação e sucesso nos estudos.

 
  
A LUDICIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Adriane Mudrek (FAFIUV) adrianemudrek@gmail.com
Orientador: Profª. Ms. Rosana B. Ansai (FAFIUV)

O projeto „Mão Amiga faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Esse projeto tem um duplo objetivo: visa dar apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem e oferecer oportunidades de aprendizagem da práxis docente aos acadêmicos dos cursos de licenciatura da FAFIUV. O presente estudo busca evidenciar a ludicidade como um objeto pedagógico utilizado para fins de suprir as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, a partir do exercício docente como bolsista do projeto. Justifica-se, na importância do trabalho que está sendo realizado buscando-se previnir ou minimizar o fracasso escolar, melhorando a auto-estima do aluno com este perfil. Em linhas gerais o estudo pretende: a) Apontar algumas dificuldades surgidas com relação a operacionalização do projeto; b) Relatar algumas atividades que proporcionam o desenvolvimento do aluno em diferentes aspectos, tanto físicos como emocionais, e outros; c) Descrever algumas experiências adquiridas no decorrer do projeto. A metodologia do estudo parte da observação da realidade de cada aluno e da leitura analítica dos portfólios de trabalho do projeto, elementos estes que auxiliam na construção dos relatos de experiências. Embora a vivência docente no projeto seja muito recente é possível constatar algumas evoluções. É notavel o desenvolvimento dos alunos nos aspectos relacionados à leitura, formação de palavras, frases, como também a operacionalização de cálculos matemáticos, dentre outros. Os educandos foram auxiliados no desenvolvimento desses aspectos por meio de jogos, brincadeiras que, além de desenvolver o raciocínio, possibilitam o desenvolvimento da coordenação motora e lateralidade, caráteres indispensáveis para uma aprendizagem feliz e com sucesso.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO
 Fernanda Aparecida Doline (FAFIUV)
 Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

Atualmente há um aumento dos questionamentos por parte das escolas, que envolvem a qualidade do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Muitas são as reclamações por parte dos professores quanto ao fracasso escolar, reforçados por diversas causas como, por exemplo: a desestruturação familiar, as desigualdades sociais, os problemas cognitivos, entre outros que vem a refletir no baixo no desempenho escolar. O estudo tem como objetivo geral apontar o contexto das dificuldades de aprendizagem: teorias características e o papel do educador. A partir de uma pesquisa teórica bibliográfica, mais especificamente busca-se: pesquisar sobre a perspectiva histórica das dificuldades de aprendizagem, apresentar a classificação, diagnóstico e avaliação das dificuldades de aprendizagem, analisar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem e também descrever sobre as  dificuldades de aprendizagem e a visão psicopedagógica a partir de: um relato de experiência. Sabe-se que educar é um desafio e não desistir deste desafio é princípio básico da função de professor. Acredita-se que é indispensável que o professor perceba seu aluno como um sujeito único, com sua história particular, inserido num contexto que ultrapassa os muros da escola. Somente a partir da visão que os professores tiverem de sua prática profissional sob ponto de vista inclusivo de uma educação para todos independente de suas limitações é que poderão fazer uma leitura diferente e menos limitada de um problema tão questionado quanto as dificuldades de aprendizagem na vida escolar.


PROJETO MÃO AMIGA: UM RELATO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Ana Carla Flissak Wictor (FAFIUV) anafw@yahoo.cm.br
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
O presente estudo é um relato do trabalho docente pedagógico realizado com alunos com Dificuldade de Aprendizagem, sendo que o mesmo é desenvolvido na sua maioria por acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas da CAPES /PIBID. Tem-se como objetivo relatar como esta sendo operacionalizado o Projeto Mão Amiga/PIBID/CAPES na escola Antonieta Montanari da rede municipal de ensino de União da Vitória/PR. Este projeto tem como questão norteadora o trabalho pedagógico o lúdico permeando por muitos estudos acadêmicos e muita dedicação, além de se praticar as questões éticas voltada para uma práxis docente competente e comprometida indispensável durante este trabalho tão delicado. Evidencia-se durante as aulas do Projeto que para a Dificuldade de Aprendizagem ser sanada ou superada é necessário um trabalho árduo e com certeza com muita intensidade e persistência. A área de abrangência do estudo é voltada para a Pedagogia. Em estudos realizados durante a operacionalização do projeto constatou-se que o salto no desenvolvimento intelectual é de grande relevância devido ao forte impacto e surpreendente condições que o projeto oferece para que a aprendizagem destas crianças aconteça plenamente. Devido à participação dos alunos no referido projeto a vida escolar e o desenvolvimento na aprendizagem um salto significativo, que as professoras da sala regular se surpreendem com os resultados, dando assim uma importância e um destaque privilegiado ao trabalho efetuado pelas bolsistas na escola parceira.

 
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O PROJETO “MÃO AMIGA” E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DO LÚDICO

 Ana Paula dos Santos Ramos (FAFIUV) haink61@yahoo.com.br
 Otília Indio Brasil (FAFIUV) otiliabrasil@hotmail.com
 Sandra Zanelato (FAFIUV)
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

Como estudantes de Pedagogia e bolsistas da CAPES/PIBID, atuantes na docência do projeto “Mão Amiga” acreditamos que o que está posto é o objetivo do professor em fazer com toda e qualquer criança aprenda, porém para que isso aconteça é necessário se levar em consideração que vários fatores externos e internos influenciam neste processo e entre eles se encontra a dificuldade de aprendizagem relacionada à metodologia educacional e os referentes à estrutura familiar. O objetivo do estudo do tema de caráter teórico bibliográfico é revelar quais são os fatores que influenciam nas dificuldades de aprendizagem. Revelou-se que os fatores internos são fundamentais para a aprendizagem da criança, sendo assim, a confiança em si mesmo é fator indispensável para que a criança se sinta segura e capaz para enfrentar suas dificuldades. Durante o exercício da docência no referido projeto, foi possível perceber-se a importância do jogo para que houvesse a aprendizagem vez que este é um momento em que as crianças esquecem que estão aprendendo, pois para eles apenas estão brincando. Conclui-se que no que se refere ao trabalho pedagógico com crianças com dificuldades de aprendizagem é necessário que se utilize todas as estratégias possíveis para que os alunos aprendam, portanto acredita-se que o uso do jogo na aprendizagem é imprescindível nesse processo.

 
O CONTEXTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O LÚDICO COMO DIFERENCIAL PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA

Ana Carla Flissak Wictor (FAFIUV) anafw@yahoo.com.br
Èlida Priscila Franco de Oliveira (FAFIUV) Elida_pri_18@hotmail.com
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

Como estudante do curso de Pedagogia e bolsista da CAPES / PIBID atuante na docência na área da dificuldade de aprendizagem, observa-se que os estudos sobre este fenômeno têm importância fundamental no desenvolvimento adequado e eficaz do aluno. Para professores e todos os envolvidos saber administrar os diversos obstáculos da aprendizagem é de fundamental necessidade e mais ainda, um desafio, pois a criança depende muito da ajuda externa para conseguir desenvolver plenamente suas habilidades. Os objetivos do estudo são: compreender o que se entende pelo contexto dificuldade de aprendizagem e de que maneira o lúdico interfere como diferencial pedagógico em sala de aula. Para a coleta de dados será usada a metodologia de acordo com os moldes da pesquisa bibliográfica. A área de abrangência do estudo é voltada para a Pedagogia. Na revisão da literatura constatou-se que a dificuldade de aprendizagem pode se originar por diversos fatores e em sua maioria são de cunho emocional, afetivo sendo que para a criança aprender não basta apenas o professor tentar passar o conhecimento e sim tentar fazer com que o conhecimento seja a realidade do aluno, despertando assim o prazer pelo aprender. No presente momento, o estudo está na fase da operacionalização do projeto, da coleta e análise dos dados.

  
 
OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO AUXÍLIO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Elisângela Novicki (FAFIUV CAPES/PIBID) elisangela.novicki@hotmail.com
 Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

A iniciativa em pesquisar o tema Jogos e Brincadeiras vem de encontro ao que se caracteriza como proposta fundamental do Projeto Mão Amiga, subsidiado pela CAPES/PIBID em parceria com a FAFIUV, no colegiado do Curso de Pedagogia, e que visa atender os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de União da Vitória - PR. Estudos apontam para a grande necessidade de que sejam inseridas as atividades lúdicas como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem. Este tema abrange a área da Educação e tem como objetivo geral contextualizar o uso dos jogos e brincadeiras no auxílio às crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Especificamente pretende-se analisar alguns aspectos históricos do uso de jogos e brincadeiras na educação de crianças, atribuindo o seu significado junto à aprendizagem, apontando para pontos pertinentes quanto às dificuldades de aprendizagem. Evidencia-se que, historicamente, os jogos e brincadeiras são utilizados como recursos educativos desde a antiguidade e que a valorização destas atividades, vem ganhando amplitude com o decorrer dos anos. No que se refere ao seu uso frente às dificuldades de aprendizagem, torna-se imprescindível que se faça um estudo para identificar quais as dificuldades, e assim saber quais conteúdos e objetivo precisam ser trabalhados, a fim de que se tornem realmente ferramentas auxiliadoras no processo de aprendizagem ou de superação de tais dificuldades. A coleta de dados para a mesma está sendo realizada a princípio de forma teórico bibliográfica, pois encontra-se em fase de articulação e levantamento de dados, para a sua posterior continuidade.
  
 
PERFIL SOCIAL DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PROJETO “MÃO AMIGA”
Adriana A. S. Moreira (FAFIUV/CAPES/PIBID) adri_mor05@yahoo.com.br
Débora P. Guimarães (FAFIUV/CAPES/PIBID) deborabiti@hotmail.com
Silvia de F. da S. Moreira (FAFIUV/CAPES/PIBID) defatimasilvia@yahoo.com.br
 Orientadora: Profª. Ms. Rosana B. Ansai (FAFIUV)

O interesse pelo estudo do tema dificuldades de aprendizagem decorre do fato de que há muitos alunos nesta situação no ambiente escolar. Essas dificuldades apresentam-se associadas a vários fatores dentre eles pode-se destacar a carência afetiva, econômica e também a desestrutura familiar. Diante desse contexto, através da realização do convênio com FAFI/PIBID/CAPES, e a criação do projeto “Mão Amiga”, formou-se mais uma oportunidade de se oferecer atividades docentes e pedagógicas em sala de aula para apoio às crianças com essas dificuldades. Nesse sentido, a proposta do presente trabalho é identificar o perfil social das crianças com dificuldades de aprendizagem, que estudam em uma das escolas do município de União da Vitória que participam do referido projeto num total de 30 alunos. Através de um questionário estruturado que contém 16 perguntas abertas aplicado em uma amostra da população que participa do referido projeto, o estudo procurou identificar o ambiente e o perfil social das crianças alvo do projeto, além de revelar qual é a participação da família no incentivo aos estudos deste alunos. Também se buscou conhecer as preferências dos alunos e suas carências emocionais, afetivas e culturais. Após analisar os dados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, constatou-se que as famílias das crianças que participam do referido projeto são na maioria famílias mosaico composta por membros diferentes da família tradicional composta por pai, mãe e poucos filhos. Revelou-se também, entre outros dados, que os membros da família não tem tempo para dar atenção aos seus filhos e participam pouco da vida estudantil dos filhos.
 
 PROJETO MÃO AMIGA: APRENDENDO COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Marta Graziela Rosa (FAFIUV) martagraziela@hotmail.com
Sonale Lumikoski Samonek (FAFIUV) sonasamonek@hotmail.com
Orientadora: Profª: Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

A presente pesquisa é um relato de experiência do trabalho que está sendo realizado no Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia em Convênio com a Faculdade Estadual de Filosofia Ciência e Letras e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. O projeto surgiu da necessidade de um trabalho diferenciado, com propostas práticas lúdicas e educativas baseadas nos princípios linguísticos, cognitivos e sociais, no processo de aprendizagem das crianças e no complemento da formação do pedagogo. Tem como objetivo principal oferecer aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculadas na Escola Municipal Duque de Caxias do Município de União da Vitória-PR, atividades diferenciadas, reunindo a teoria e a prática no alfabetizar de forma lúdica, criativa e natural. De outra forma, busca apresentar um clima de descontração e prazer, indispensável para que a aprendizagem aconteça de maneira que venha melhorar o seu desenvolvimento e autoestima dos alunos participantes do referido projeto. Tantos são os benefícios que este projeto vem proporcionando, que em apenas cinco meses de trabalho, podemos observar um resultado significativo em nossos alunos fruto das observações do seu desempenho e do relato dos professores na escola parceira. Concluímos que de nada adiantaria todo esforço e dedicação se não apresentarmos uma Pedagogia repleta de Amor, Sensibilidade, Ética e Ação, melhorando assim a formação acadêmica de cada estudante.
 
PROJETO MÃO AMIGA/PIBID: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR DIDIO AUGUSTO

 Crislaine Aline Jurkiewicz (FAFIUV) crislaine_aline@hotmail.com
 Denise Silvério dos Santos Dubena (FAFUIV) denisesdube@yahoo.com.br
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)

 Os estudos e pesquisas realizadas fazem parte de experiências práticas vivenciadas em sala de aula como bolsistas do Projeto Mão Amiga oferecido pelo curso de Pedagogia da FAFIUV e financiado pelo Programa de Iniciação a docência PIBID/CAPES e que busca através dos jogos e brincadeiras ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem reduzindo o fracasso escolar e recuperando a auto- estima dos alunos com este perfil. Ressalta-se ainda a importância dos conteúdos teóricos e pedagógicos que destacam o atendimento às características e necessidades das diversas faixas etárias que estão sendo atendidas no projeto, a fim de embasar a didática do processo ensino- aprendizagem visando-se a elaboração do planejamento didático pedagógico diferenciado e que privilegie a organização e execução das ações referentes à prática de atividades educativas e recreativas nos diversos contextos em que estarão inseridos. Na experiência docente no projeto evidencia-se a analise dos conceitos e discussões sobre o lúdico, a qual deve ser levado muito a sério no desenvolvimento das crianças, pois o ato de brincar oportuniza uma vivência plena das capacidades cognitivas afetivas e motoras da criança. De outra forma possibilita uma troca de informações e experiências corporais e culturais, e seja através do uso de uma brincadeira ou de um jogo. Esperamos que este relato de experiência possa de forma didática, técnica e pedagógica auxiliar e enriquecer o conhecimento de todos aqueles que estarão desenvolvendo suas ações educativas através da ludicidade durante a operacionalização do projeto evidencia-se que é fundamental a reflexão e a fundamentação teórica na formação docente para assim vincular conhecimento e práxis, propiciando o ato de brincar como um modo inovador de transformações no fazer educativo.
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