FACULDADE
ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
UNIÃO
DA VITÓRIA – PARANÁ
FAFIUV
ANAIS DO
10º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E
10ª
MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO/2010
ISSN
1908-0559
REALIZAÇÃO: Faculdade Estadual de
Filosofia, Ciências e Letras
União da Vitória – Paraná - FAFIUV
Instituto de Ensino, Pesquisa e
Prestação de Serviços – IEPS
DIREÇÃO DA FAFIUV: Bel. Valderlei
Garcias Sanches
VICE-DIREÇÃO DA
FAFIUV: Profª.
Ms. Leni Trentin Gaspari
PRESIDENTE DA
COMISSÃO ORGANIZADORA: Prof. Ms. Atilio A. Matozzo – Presidente
RESUMOS DAS ACADÊMICAS BOLSISTAS DO
PROJETO MÃO AMIGA:
A
EXPERIÊNCIA DOCENTE: RELATOS DO PROJETO MÃO-AMIGA
Orientadora: Profª.Ms. Ansai, Rosana Beatriz (FAFIUV)
A
pesquisa baseia-se em relatos da experiência docente realizada no Projeto “Mão
Amiga” na escola Duque de Caxias da rede pública do município de União da
Vitória, PR, em convenio com a Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e
Letras de União da Vitória-PR e o Programa Institucional de Bolsa à Iniciação
Científica e Docência PIBID/CAPES. O ensino é diferenciado e tem como objetivo
trabalhar as defasagens de aprendizagem por meio do lúdico com crianças que
apresentam alguma dificuldade, valorizando o brincar para aprender,
proporcionando assim um ambiente agradável, prazeroso e motivador para o aluno,
pois a proposta do referido projeto é que desta forma, a aprendizagem se torna
muito mais eficaz. Como bolsistas acadêmicas a docência com os alunos que
apresentam este perfil, está voltada para se desenvolver o raciocínio, a coordenação
motora, a lateralidade, a socialização, entre outros fatores, trabalhando-se
para que o aluno tenha um melhor desempenho em sala de aula e consequentemente
melhore sua auto-estima. Conclui-se que no decorrer da operacionalização do
projeto os alunos estão apresentando avanços significativos principalmente no
que diz respeito ao comportamento, desempenho e motivação das aprendizagens a
serem construídas.
A IMPORTANCIA DO JOGO COMO ELEMENTO DIDATICO PARA ALUNOS COM
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
A dificuldade na
aprendizagem é um tema de estudo que inquieta muito as pessoas que fazem parte
do sistema educacional, sendo também um tema que aflige muitos professores pois
muitas vezes ficam em duvida diante de algumas questões como por exemplo: quais
as possíveis causas dos problemas de aprendizagem? Qual a melhor maneira de se
trabalhar com esses alunos? Assim sendo o estudo de caráter teórico
bibliográfico tem como objetivo apresentar a importância do
jogo como elemento didático pedagógico para o trabalho docente com crianças que
apresentam um perfil de dificuldades de aprendizagem. Conclui que se a criança
não aprende ela tem um motivo e cabe aos educadores, entre outros
profissionais, identificar a causa da ocorrência deste fenômeno. Portanto
evidencia-se que se deve repensar o fazer educativo sendo que recomenda-se os
jogos como instrumento pedagógico eficaz para despertar no aluno com este
perfil a motivação e sucesso nos estudos.
A LUDICIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS COM DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Orientador: Profª. Ms. Rosana B. Ansai (FAFIUV)
O projeto
„Mão Amiga‟ faz
parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES.
Esse projeto tem um duplo objetivo: visa dar apoio aos alunos com dificuldades
de aprendizagem e oferecer oportunidades de aprendizagem da práxis docente aos
acadêmicos dos cursos de licenciatura da FAFIUV. O presente estudo busca
evidenciar a ludicidade como um objeto pedagógico utilizado para fins de suprir
as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, a partir do exercício
docente como bolsista do projeto. Justifica-se, na importância do trabalho que
está sendo realizado buscando-se previnir ou minimizar o fracasso escolar,
melhorando a auto-estima do aluno com este perfil. Em linhas gerais o estudo
pretende: a) Apontar algumas dificuldades surgidas com relação a
operacionalização do projeto; b) Relatar algumas atividades que proporcionam o
desenvolvimento do aluno em diferentes aspectos, tanto físicos como emocionais,
e outros; c) Descrever algumas experiências adquiridas no decorrer do projeto.
A metodologia do estudo parte da observação da realidade de cada aluno e da
leitura analítica dos portfólios de trabalho do projeto, elementos estes que
auxiliam na construção dos relatos de experiências. Embora a vivência docente
no projeto seja muito recente é possível constatar algumas evoluções. É notavel
o desenvolvimento dos alunos nos aspectos relacionados à leitura, formação de
palavras, frases, como também a operacionalização de cálculos matemáticos,
dentre outros. Os educandos foram auxiliados no desenvolvimento desses aspectos
por meio de jogos, brincadeiras que, além de desenvolver o raciocínio,
possibilitam o desenvolvimento da coordenação motora e lateralidade, caráteres
indispensáveis para uma aprendizagem feliz e com sucesso.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM PROBLEMA QUE TEM SOLUÇÃO
Fernanda
Aparecida Doline (FAFIUV)
Orientadora: Profª Ms.
Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
Atualmente
há um aumento dos questionamentos por parte das escolas, que envolvem a
qualidade do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Muitas são as
reclamações por parte dos professores quanto ao fracasso escolar, reforçados
por diversas causas como, por exemplo: a desestruturação familiar, as
desigualdades sociais, os problemas cognitivos, entre outros que vem a refletir
no baixo no desempenho escolar. O estudo tem como objetivo geral apontar o
contexto das dificuldades de aprendizagem: teorias características e o papel do
educador. A partir de uma pesquisa teórica bibliográfica, mais especificamente
busca-se: pesquisar sobre a perspectiva histórica das dificuldades de
aprendizagem, apresentar a classificação, diagnóstico e avaliação das
dificuldades de aprendizagem, analisar o papel do psicopedagogo frente às
dificuldades de aprendizagem e também descrever sobre as dificuldades de aprendizagem e a visão
psicopedagógica a partir de: um relato de experiência. Sabe-se que educar é um
desafio e não desistir deste desafio é princípio básico da função de professor.
Acredita-se que é indispensável que o professor perceba seu aluno como um
sujeito único, com sua história particular, inserido num contexto que
ultrapassa os muros da escola. Somente a partir da visão que os professores tiverem
de sua prática profissional sob ponto de vista inclusivo de uma educação para
todos independente de suas limitações é que poderão fazer uma leitura diferente
e menos limitada de um problema tão questionado quanto as dificuldades de
aprendizagem na vida escolar.
PROJETO MÃO AMIGA: UM RELATO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS
COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Orientador:
Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
O presente
estudo é um relato do trabalho docente pedagógico realizado com alunos com
Dificuldade de Aprendizagem, sendo que o mesmo é desenvolvido na sua maioria
por acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas da CAPES /PIBID. Tem-se como
objetivo relatar como esta sendo operacionalizado o Projeto Mão
Amiga/PIBID/CAPES na escola Antonieta Montanari da rede municipal de ensino de
União da Vitória/PR. Este projeto tem como questão norteadora o trabalho
pedagógico o lúdico permeando por muitos estudos acadêmicos e muita dedicação,
além de se praticar as questões éticas voltada para uma práxis docente
competente e comprometida indispensável durante este trabalho tão delicado.
Evidencia-se durante as aulas do Projeto que para a Dificuldade de Aprendizagem
ser sanada ou superada é necessário um trabalho árduo e com certeza com muita
intensidade e persistência. A área de abrangência do estudo é voltada para a
Pedagogia. Em estudos realizados durante a operacionalização do projeto
constatou-se que o salto no desenvolvimento intelectual é de grande relevância
devido ao forte impacto e surpreendente condições que o projeto oferece para
que a aprendizagem destas crianças aconteça plenamente. Devido à participação
dos alunos no referido projeto a vida escolar e o desenvolvimento na
aprendizagem um salto significativo, que as professoras da sala regular se
surpreendem com os resultados, dando assim uma importância e um destaque
privilegiado ao trabalho efetuado pelas bolsistas na escola parceira.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O PROJETO “MÃO AMIGA” E A
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DO LÚDICO
Sandra Zanelato (FAFIUV)
Orientadora: Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
Como estudantes
de Pedagogia e bolsistas da CAPES/PIBID, atuantes na docência do projeto “Mão
Amiga” acreditamos que o que está posto é o objetivo do professor em fazer com
toda e qualquer criança aprenda, porém para que isso aconteça é necessário se
levar em consideração que vários fatores externos e internos influenciam neste
processo e entre eles se encontra a dificuldade de aprendizagem relacionada à
metodologia educacional e os referentes à estrutura familiar. O objetivo do
estudo do tema de caráter teórico bibliográfico é revelar quais são
os fatores que influenciam nas dificuldades de aprendizagem. Revelou-se que os
fatores internos são fundamentais para a aprendizagem da criança, sendo assim,
a confiança em si mesmo é fator indispensável para que a criança se sinta
segura e capaz para enfrentar suas dificuldades. Durante o exercício da
docência no referido projeto, foi possível perceber-se a importância do jogo
para que houvesse a aprendizagem vez que este é um momento em que as crianças
esquecem que estão aprendendo, pois para eles apenas estão brincando.
Conclui-se que no que se refere ao trabalho pedagógico com crianças com
dificuldades de aprendizagem é necessário que se utilize todas as estratégias
possíveis para que os alunos aprendam, portanto acredita-se que o uso do jogo
na aprendizagem é imprescindível nesse processo.
O CONTEXTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E O LÚDICO COMO
DIFERENCIAL PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
Ana Carla Flissak Wictor (FAFIUV) anafw@yahoo.com.br
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
Como estudante
do curso de Pedagogia e bolsista da CAPES / PIBID atuante na docência na área
da dificuldade de aprendizagem, observa-se que os estudos sobre este fenômeno
têm importância fundamental no desenvolvimento adequado e eficaz do aluno. Para
professores e todos os envolvidos saber administrar os diversos obstáculos da
aprendizagem é de fundamental necessidade e mais ainda, um desafio, pois a
criança depende muito da ajuda externa para conseguir desenvolver plenamente
suas habilidades. Os objetivos do estudo são: compreender o que se
entende pelo contexto dificuldade de aprendizagem e de que maneira o lúdico
interfere como diferencial pedagógico em sala de aula. Para a coleta de dados
será usada a metodologia de acordo com os moldes da pesquisa bibliográfica. A
área de abrangência do estudo é voltada para a Pedagogia. Na revisão da
literatura constatou-se que a dificuldade de aprendizagem pode se originar por
diversos fatores e em sua maioria são de cunho emocional, afetivo sendo que
para a criança aprender não basta apenas o professor tentar passar o
conhecimento e sim tentar fazer com que o conhecimento seja a realidade do
aluno, despertando assim o prazer pelo aprender. No presente momento, o estudo
está na fase da operacionalização do projeto, da coleta e análise dos dados.
OS JOGOS
E BRINCADEIRAS NO AUXÍLIO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Orientadora: Profª. Ms.
Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
A iniciativa em pesquisar o tema Jogos e
Brincadeiras vem de encontro ao que se caracteriza como proposta fundamental do
Projeto Mão Amiga, subsidiado pela CAPES/PIBID em parceria com a FAFIUV, no
colegiado do Curso de Pedagogia, e que visa atender os alunos que apresentam
dificuldades na aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino de União
da Vitória - PR. Estudos apontam para a grande necessidade de que sejam
inseridas as atividades lúdicas como ferramentas auxiliadoras no processo de
ensino-aprendizagem. Este tema abrange a área da Educação e tem como objetivo
geral contextualizar o uso dos jogos e brincadeiras no auxílio às crianças que
apresentam dificuldades de aprendizagem. Especificamente pretende-se analisar
alguns aspectos históricos do uso de jogos e brincadeiras na educação de
crianças, atribuindo o seu significado junto à aprendizagem, apontando para
pontos pertinentes quanto às dificuldades de aprendizagem. Evidencia-se que,
historicamente, os jogos e brincadeiras são utilizados como recursos educativos
desde a antiguidade e que a valorização destas atividades, vem ganhando
amplitude com o decorrer dos anos. No que se refere ao seu uso frente às
dificuldades de aprendizagem, torna-se imprescindível que se faça um estudo
para identificar quais as dificuldades, e assim saber quais conteúdos e
objetivo precisam ser trabalhados, a fim de que se tornem realmente ferramentas
auxiliadoras no processo de aprendizagem ou de superação de tais dificuldades.
A coleta de dados para a mesma está sendo realizada a princípio de forma
teórico bibliográfica, pois encontra-se em fase de articulação e levantamento
de dados, para a sua posterior continuidade.
PERFIL SOCIAL DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM DO PROJETO “MÃO AMIGA”
Adriana A. S. Moreira
(FAFIUV/CAPES/PIBID) adri_mor05@yahoo.com.br
Orientadora: Profª. Ms.
Rosana B. Ansai (FAFIUV)
O
interesse pelo estudo do tema dificuldades de aprendizagem decorre do fato de
que há muitos alunos nesta situação no ambiente escolar. Essas dificuldades
apresentam-se associadas a vários fatores dentre eles pode-se destacar a
carência afetiva, econômica e também a desestrutura familiar. Diante desse contexto,
através da realização do convênio com FAFI/PIBID/CAPES, e a criação do projeto
“Mão Amiga”, formou-se mais uma oportunidade de se oferecer atividades docentes
e pedagógicas em sala de aula para apoio às crianças com essas dificuldades.
Nesse sentido, a proposta do presente trabalho é identificar o perfil social
das crianças com dificuldades de aprendizagem, que estudam em uma das escolas
do município de União da Vitória que participam do referido projeto num total
de 30 alunos. Através de um questionário estruturado que contém 16 perguntas
abertas aplicado em uma amostra da população que participa do referido projeto,
o estudo procurou identificar o ambiente e o perfil social das crianças alvo do
projeto, além de revelar qual é a participação da família no incentivo aos
estudos deste alunos. Também se buscou conhecer as preferências dos alunos e
suas carências emocionais, afetivas e culturais. Após analisar os dados
utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, constatou-se que as famílias
das crianças que participam do referido projeto são na maioria famílias mosaico
composta por membros diferentes da família tradicional composta por pai, mãe e
poucos filhos. Revelou-se também, entre outros dados, que os membros da família
não tem tempo para dar atenção aos seus filhos e participam pouco da vida
estudantil dos filhos.
PROJETO MÃO AMIGA: APRENDENDO COM A
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Orientadora: Profª: Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
A
presente pesquisa é um relato de experiência do trabalho que está sendo
realizado no Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia em Convênio com a
Faculdade Estadual de Filosofia Ciência e Letras e o Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID/CAPES. O projeto surgiu da necessidade de
um trabalho diferenciado, com propostas práticas lúdicas e educativas baseadas
nos princípios linguísticos, cognitivos e sociais, no processo de aprendizagem
das crianças e no complemento da formação do pedagogo. Tem como objetivo
principal oferecer aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, matriculadas
na Escola Municipal Duque de Caxias do Município de União da Vitória-PR,
atividades diferenciadas, reunindo a teoria e a prática no alfabetizar de forma
lúdica, criativa e natural. De outra forma, busca apresentar um clima de
descontração e prazer, indispensável para que a aprendizagem aconteça de
maneira que venha melhorar o seu desenvolvimento e autoestima dos alunos
participantes do referido projeto. Tantos são os benefícios que este projeto
vem proporcionando, que em apenas cinco meses de trabalho, podemos observar um
resultado significativo em nossos alunos fruto das observações do seu
desempenho e do relato dos professores na escola parceira. Concluímos que de
nada adiantaria todo esforço e dedicação se não apresentarmos uma Pedagogia
repleta de Amor, Sensibilidade, Ética e Ação, melhorando assim a formação
acadêmica de cada estudante.
PROJETO
MÃO AMIGA/PIBID: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR
DIDIO AUGUSTO
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai (FAFIUV)
Os estudos e pesquisas realizadas fazem parte
de experiências práticas vivenciadas em sala de aula como bolsistas do Projeto
Mão Amiga oferecido pelo curso de Pedagogia da FAFIUV e financiado pelo
Programa de Iniciação a docência PIBID/CAPES e que busca através dos jogos e
brincadeiras ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem reduzindo o
fracasso escolar e recuperando a auto- estima dos alunos com este perfil.
Ressalta-se ainda a importância dos conteúdos teóricos e pedagógicos que
destacam o atendimento às características e necessidades das diversas faixas
etárias que estão sendo atendidas no projeto, a fim de embasar a didática do
processo ensino- aprendizagem visando-se a elaboração do planejamento didático
pedagógico diferenciado e que privilegie a organização e execução das ações
referentes à prática de atividades educativas e recreativas nos diversos
contextos em que estarão inseridos. Na experiência docente no projeto
evidencia-se a analise dos conceitos e discussões sobre o lúdico, a qual deve
ser levado muito a sério no desenvolvimento das crianças, pois o ato de brincar
oportuniza uma vivência plena das capacidades cognitivas afetivas e motoras da
criança. De outra forma possibilita uma troca de informações e experiências
corporais e culturais, e seja através do uso de uma brincadeira ou de um jogo.
Esperamos que este relato de experiência possa de forma didática, técnica e
pedagógica auxiliar e enriquecer o conhecimento de todos aqueles que estarão
desenvolvendo suas ações educativas através da ludicidade durante a
operacionalização do projeto evidencia-se que é fundamental a reflexão e a
fundamentação teórica na formação docente para assim vincular conhecimento e
práxis, propiciando o ato de brincar como um modo inovador de transformações no
fazer educativo.
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