Literatura no Projeto Mão Amiga: sequência didática “Chapeuzinhos Coloridos”


Na primeira semana do mês de maio, as acadêmicas bolsistas Paula Martins e Letícia Ferreira atuantes do projeto Mão Amiga/ CAPES PIBID na Escola Municipal Coronel David Carneiro, sob a supervisão da professora  Aline Nataly Wolf desenvolveram uma sequência didática baseada na história infantil “Chapeuzinhos Coloridos” de José Roberto Torero e Marcos Aurelius Pimenta. O livro contém seis versões criativas do tradicional conto da “Chapeuzinho Vermelho”.
As atividades desenvolvidas no decorrer das aulas foram organizadas de modo que os alunos pudessem compreender os conteúdos propostos de forma lúdica e prazerosa, fazendo uso de recursos didáticos diversificados como o flanelógrafo (material revestido de flanela, feltro ou similar sobre o qual são fixados objetos). Contemplamos a confecção de jogos, atividade que transmite conhecimento, e proporciona momento de diversão ao educando.  Buscamos também através da história trabalhar com gêneros textuais, instigando o aluno a criar novas historias, novos personagens, pois como afirma Rufino e Gomes (1999, p.11)

a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual.
        
De acordo com o autor, a prática da leitura não se restringe apenas ao ler, ela abrange vários aspectos da educação, depende de nós educadores, fazer com que esta pratica seja desenvolvida de modo com que o aluno aprecie e compreenda suas leituras.

Referência:
RUFINO, C.; GOMES, W. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na fase da pré-escola. São José dos Campos: Univap, 1999.

                                                                                 Texto escrito pela bolsista Letícia Mariane Ferreira
Livro Chapeuzinhos Coloridos

Contação de histórias utilizando flanelógrafo

Alunos confeccionando livro de receita

Livros de receita prontos

Alunos colocando em prática uma das receitas
0

0 Comentários :

Postar um comentário