Bolsistas da Escola Prof. José Moura desenvolvem ações pedagógicas e de formação docente e dão boas vindas aos novos integrantes do Projeto


Durante os meses de abril e maio, os acadêmicos bolsistas Ersoli de Cássia Quirino Grob, Juliano Dilkin e Miriam de Lima do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID da escola Professor José Moura realizaram a produção de artigos para o XII Encontro Científico Pedagógico e IX Simpósio de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de União da Vitória, o qual nesta edição terá como tema em discussão “Educação, Diversidade e Políticia Públicas”. Na ocasião, realizaram-se discussões e  correções necessárias aos artigos elaborados pelos acadêmicos sob a orientação da supervisora do Projeto, professora Adriane Elisa Dombrowski que contribuiu com seu saber e reflexões sobre a produção dos mesmos.
Neste mesmo período ocorreu o ingresso de novos acadêmicos bolsistas para o Projeto: Jéssica Moura da Silva, Ricardo Rocha e Janaína de Cássia Fonseca Pinto Martins, os quais carinhosamente foram recebidos pelos acadêmicos veteranos. Juntos, com muito entusiasmo, confeccionaram bases para lembrancinhas do Dia das Mães dos alunos das turmas de 1º. ano. Também houve a construção de jogos pedagógicos, a fim de complementar o acervo de materiais lúdicos para que as professoras, pois estes poderão ser  utilizados conforme o planejamento das aulas com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem enriquecedora e significativa no desenvolvimento dos alunos. Vygotsky, Leontiev, Luria (p. 2, 1991) afirmam que:

O curso do desenvolvimento precede sempre o da aprendizagem. A aprendizagem segue sempre o desenvolvimento. Semelhante concepção não permite sequer colocar o problema do papel que podem desempenhar no desenvolvimento a aprendizagem e a maturação das funções ativadas no curso da aprendizagem. O desenvolvimento e a maturação destas funções representam um suposto, e não um resultado da aprendizagem. A aprendizagem é uma superestrutura do desenvolvimento, e essencialmente não existem intercâmbios entre os dois momentos.

Nesse contexto, é importante ressaltar a necessidade de materiais lúdicos como ferramentas essenciais a fim de proporcionarem uma aprendizagem mais prazerosa e que fortemente se refletirá na formação social e desenvolvimento individual dos alunos.
O grupo do Projeto Mão Amiga desenvolve continuamente leituras, fichamentos, produção de materiais lúdicos e intervenções pedagógicas, numa perspectiva consciente à prática docente que revela a reflexão sobre a ação do que se é desenvolvido na sala de aula.


Referência bibliográfica
VYGOTSKY, Lev S.; LEONTIEV, Alexis; LURIA, Alexander Romanovich. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 1ª Ed. São Paulo: Moraes, 1991.


Texto escrito pelos bolsistas Juliano Dilkin e Ersoli de Cássia Quirino Grob

Bolsistas discutindo encaminhamentos

Bolsistas confeccionando bases para lembranças dos Dias das Mães
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