Projeto Mão Amiga participa da formação dos professores municipais de União da Vitória


       A cada início de ano letivo, os bolsistas do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID prestigiam a volta ao trabalho dos professores municipais de União de Vitória, intentando se integrar à dinâmica do futuro campo de atuação, ao passo que apreciam a palestra de abertura. 
   Assim, no dia 02 de fevereiro de 2015, em uma segunda-feira, os bolsistas rumaram para o Cine Ópera, onde juntaram-se aos docentes. Dessa forma, após a solenidade da cerimônia de boas-vindas ao professorado, os pibianos mão amiguenses tomaram nota da fala da palestrante gaúcha, professora Dra. Clarice Salete Traversini, que é membro da Diretoria de Currículos e Educação Integral, do Ministério da Educação, atuando também como professora de Estágios do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O fio condutor teve como temática os “Estudos Culturais em Educação e Plano Nacional de Educação”, onde tornou-se perceptível que planejar/escrever um currículo, assim como o município de União da Vitória está fazendo, é uma missão demasiada árdua, pois precisa levar em consideração uma gama de pontos, com ênfase ao respeito à base comum brasileira e à base específica união vitoriense. Nesse tocante, o que cada ano/série precisa aprender? O que é mais relevante? O que é menos? Enfim, a professora Dra. Clarice desenvolveu uma articulação argumentativa que em muito agregou ao que vem sendo discutido pelo setor educacional do município. 
   Em meio a isso, os bolsistas experienciaram questões importantíssimas, ao mesmo tempo em que deram, oficialmente, a largada às atividades pibidianas, do ano de 2015, desenvolvidas nas escolas parceiras. 

Texto escrito pela bolsista Simone Luiza Kovalczuk
1

1 Comentários :

Anônimo disse...

Foi uma palestra de muito aprendizado

Postar um comentário