Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID na Escola Municipal Vitória Fernandes


    O primeiro encontro do grupo de trabalho da Escola Vitória Fernandes foi marcado por curiosidades, descobertas e entusiasmo. Isso demonstra o gostinho pela docência já presente no universo dos bolsistas e o desejo de mudança na qualidade da educação, que num primeiro momento se dá em nível de município. 
    Como se sabe, o Projeto Mão Amiga só tem a contribuir para a qualidade do ensino público, com sua forma diferente de ensinar, sendo uma oportunidade de aprendizagem e crescimento para as crianças que apresentam dificuldades na realização das tarefas escolares.
   A equipe da Escola Vitória Fernandes sente-se privilegiada por esta conquista e desde já agradece ao convite e ao apoio das Coordenadoras do projeto: professora Rosana e professora Kelen.

Professora Michelly Fink
26/03/2014

Bolsistas do Mão Amiga junto à supervisora do projeto, professora Michely Fink,
em reunião na Escola Municipal Vitória Fernandes.

Bolsista Viviane Martins em ação

Bolsista Dulcimara Tomki em ação

4

Mão Amiga, 2014


   Na manhã de sábado, 15 de março de 2014, aconteceu, nas dependências da UNESPAR/FAFIUV, a primeira reunião coletiva do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. O encontro, que reuniu a equipe 2014 de bolsistas, supervisoras e coordenadoras de área, visou a delinear as metas e os anseios que permeiam a ação mão amiguense, bem como quais são os pilares que sustentam o projeto: Formação docente inicial e continuada e o trabalho pedagógico, por meio do lúdico, com crianças com dificuldade de aprendizagem.
     Além disso, na operacionalização do Mão Amiga, há um espaço destinado à confluência entre pesquisa e prática, pois este é o meio em que as vivências e as ações empreendidas no projeto são sistematizadas e adquirem visibilidade para além do espaço escolar. Em meio às falas que nortearam a reunião, uma que teve destaque foi a afirmação e o lembrete de que o Mão Amiga não é reforço escolar.
    Soma-se a isso o fato de que as impressões que os bolsistas têm devem ser registradas em um diário de bordo, pois servirão de subsídio para a reflexão daquilo que foi vivenciado em meio ao atendimento às crianças e à vivência na escola.
     A reunião foi gerida pelas coordenadoras de área, professoras Ms. Rosana Beatriz Ansai e Dr. Kelen Junges, que apresentaram à equipe de bolsistas acadêmicos quais são as supervisoras das escolas que receberão o projeto:

    Prof.ª Ms. Adriane Elisa Dombrowski - Escola Municipal Professor José Moura.
    Prof.ª Ana Paula Romanoski - Escola Municipal Miguelina Hessa Treuk
    Prof.ª Débora Passos Guimarães - Escola Municipal Guia Lopes
    Prof.ª Ms. Josimar Mariano Borille - Escola  Municipal Padre João Piamarta
    Prof.ª Michelly Fink - Escola Municipal Vitória Fernandes
    Prof.ª Ms. Roseli Vergopolan - Escola Municipal Professora Hilda Romanzini de Melo

    Findadas as apresentações iniciais, bem como as orientações, houve o anúncio de quais eram os componentes de cada equipe de trabalho. Assim, as supervisoras reuniram-se com seus respectivos bolsistas a fim de organizar as ações que começarão a ser realizadas.


Professoras coordenadoras de área, Kelen e Rosana, apresentando as supervisoras


Diálogo de apresentação

Bolsistas anotando os encaminhamentos e avisos gerais

Coordenadoras de área

Supervisoras do projeto Mão Amiga

Grupo de trabalho do projeto

Close mais amplo da reunião

Projeto Mão Amiga
5

Aniversariantes do mês.



Simone Luiza Kovalczuk 
  8-mar

Jaqueline Ticiana Scherer  
  10-mar
0