Projeto Mão Amiga marca importante presença no II Concurso Municipal de Projetos de Paulo Frontin


  Pela segunda vez consecutiva o curso de Pedagogia, com ênfase ao Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, foi agraciado com o convite para avaliar os projetos pedagógicos de professores do município de Paulo Frontin. Diante disso, a equipe cujo enfoque é a gestão, que atua em União da Vitória, na Escola Municipal Guia Lopes, foi a responsável pela avaliação de vinte projetos, previamente enviados pela Secretaria de Educação de Paulo Frontin. De um modo geral, esses projetos redigidos pelos educadores frontinenses sintetizam/evidenciam uma determinada ação docente empreendida ao longo do ano letivo, seja na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que teve um impacto expressivo.
   Diante da missão de avaliar ética e criticamente os projetos submetidos, a equipe de gestão reuniu-se e cada membro realizou, individual e silenciosamente, uma leitura de cada projeto, emitindo uma nota ao final da avaliação. Terminada essa triagem inicial, os membros avaliadores fizeram a soma das notas e chegaram a onze projetos que mereciam continuar na disputa pelos cinco primeiros lugares.
   Sequencialmente, houve uma discussão coletiva sobre as potencialidades e as fragilidades de cada projeto e, com base nisso, os mais completos e ecoantes de resultados visíveis foram sendo selecionados. Em seguida, com vistas à concretização do processo, as coordenadoras de área do Mão Amiga inteiraram-se do conteúdo e compactuaram com as escolhas.
   Vale ressaltar, todavia, que esta edição, diferentemente da de 2013, teve um cabedal enorme de projetos realmente bons, fator que dificultou a eleição de apenas cinco melhores. 
   Diante disso, o 4º lugar foi delegado a duas docentes, pois não se teve como ignorar a potência inteligente do trabalho delas. Já o 3º e 5º lugares tiveram, cada um, dois projetos aprovados, pertencentes a mesma professora, fator que exteriorizou o engajamento dessas educadoras em exaltar mais de uma prática pedagógica.
   Em suma, eis o resultado final:

1) Promovendo a cultura da paz – Professora Ana Maria Sawczuk;
2) Cachinhos Dourados: do livro às regras de convivência - Professora Marli Terezinha Hrenichen;
3) Folclorices/Que delícia de bolo! - Professora Cristiane Pech Lopes Nepomaceno;
4) Projeto Jardim Sustentável - Professora Sabrina Konkel e "É jogando que se aprende" - Professora Janice Geller;
5) Leitura para todos/Leitura Compartilhe essa ideia "Leia para mim" - Professora Cristiane Jung.

  Além desses premiados, a equipe avaliadora também concedeu menção honrosa a mais três projetos: Projeto Dó Ré Mí, professor Marlon Antonio Janiszevski; Aprendendo com Viviana, a rainha do pijama, professora Cristiana Marafon; e Projeto Meio Ambiente, professora Carmem Matilde.
   Findado o processo de escolha, no último dia 20 de outubro de 2014, uma segunda-feira, aconteceu o anúncio e a premiação dos vencedores, realizado em Paulo Frontin. Diante disso, as acadêmicas bolsistas Simone Luiza Kovalczuk e Jaqueline Ticiana Scherer, bem como a professora supervisora do Mão Amiga, Débora Passos Guimarães - que coordenaram a avaliação e dialogaram constantemente com a secretária municipal de educação, professora Michelle Reginna Potuk, a fim de dar um feedback sobre o andamento da seletiva - foram convidadas a rumarem até o evento e apresentarem, ao público presente, os campeões da noite. 
   Dessa forma, as bolsistas, representando o curso de Pedagogia da UNESPAR/UV e o Projeto Mão Amiga, subiram ao palco e detalharam como foi o processo de escolha e os critérios adotadas para tanto, expondo concomitantemente cada projeto/professor merecedor de premiação. De igual modo, frisaram que a qualidade conteudística de todos os projetos foi incrível.
  Em suma, a cerimônia de apresentação foi um sucesso e os professores vencedores ficaram emocionados com a oportunidade de terem o trabalho reconhecido. O Projeto Mão Amiga, por sua vez, ficou encantado com a boa receptividade dos organizadores do evento e sentiu-se realizado por poder contribuir para a efetivação de um momento em que o incentivo à educação e ao trabalho docente esteve em foco.

Texto escrito por Simone Luiza Kovalczuk

Bolsistas do Projeto Mão Amiga junto aos organizadores do evento.
0

0 Comentários :

Postar um comentário