CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM



    No dia 22 de outubro de 2014 as bolsistas do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID que atendem os educandos da escola parceira Vitória Fernandes, aplicaram a atividade usando como recurso didático a história infantil “OS TRÊS PORQUINHOS”. Abriu-se espaço aos alunos para que compartilhassem as versões que cada um tem sobre a referida história. Após as colocações os alunos confeccionaram fantoches para que pudessem estar representando a história.
   Carvalho (1989, p.21) pontua:

A criança é criativa e precisa de matéria-prima sadia, e com beleza, para organizar seu “mundo mágico”, seu universo possível, onde ela é dona absoluta: constrói e destrói. Constrói e cria, realizando tudo o que ela deseja. A imaginação bem motivada é uma forma de conquista de liberdade, que produzira bons frutos, como a terra agreste, que se aduba e enriquece, produz frutos sazonados.

   Buscamos despertar através da contação de histórias o interesse dos alunos pela leitura e o cultivo desse hábito. Dessa forma incentivamos os educandos a praticar a produção de textos, apresentando aos mesmos diferentes formas de linguagens, aguçando a criatividade e a imaginação através da aprendizagem lúdica.

Texto escrito pela bolsista Dulcimara Tomki



0

0 Comentários :

Postar um comentário