Sala de apoio: suporte significativo para os alunos com dificuldades de aprendizagem


A bolsista Agnes Isabela Leão Ferreira, durante o ano de 2017 vem atuando com atividades diferenciadas das demais bolsistas do Projeto, uma vez que realiza um trabalho docente na sala de apoio, a qual atende alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Coronel David Carneiro.
O trabalho realizado pela bolsista consiste em prestar auxílio aos alunos que não frequentam o Projeto em contraturno. Estes alunos participam de atividades específicas planejadas sempre priorizando sanar as dificuldades de aprendizagem de cada um. As turmas são atendidas em grupos de três a quatro alunos com tempo total de duas horas por semana, durante o atendimento a bolsista realiza atividades que auxiliam as dificuldades envolvendo: leitura, escrita, cálculos matemáticos, expressividade e oralidade dos alunos com estratégias lúdicas.
Este contato com diversas etapas da atuação do professor nos anos iniciais possibilita cada dia mais a consolidação da identidade docente da acadêmica que está concluindo a graduação no Curso de Pedagogia. Cada aluno atendido na sala de apoio obteve grande avanço em sala de aula, segundo relatos das professoras regentes e observação direta realizada pela própria bolsista, estes resultados só são possíveis quando há, antes do planejamento, uma pesquisa realizada buscando por atividades, metodologias e estratégias certeiras a cada dificuldade dos alunos.
A bolsista faz uso de diversos jogos pedagógicos e material concreto para trabalhar com os alunos em seus diferentes níveis. Além de jogos encontrados em pesquisas, confecciona diversos materiais adaptados desenvolvidos especialmente para auxiliar os alunos.

Texto escrito pela bolsista Agnes Isabela Leão Ferreira

Alunos do 5° ano realizando atividade de interpretação textual

Alunos do 3° ano realizando atividade de escrita e leitura de palavras

Alunos do 4° ano realizando atividade para desenvolvimento da motricidade fina

Material confeccionado pela bolsista para auxiliar aluno com disgrafia

Atividade ditado de números, com auxílio de material concreto
0

0 Comentários :

Postar um comentário