Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID reúnem esforços para a continuidade do PIBID #ficapibid


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID, tem um histórico de manifestações para a sua continuidade e se faz presente na UNESPAR/UV desde 2010, firmando parceria com as escolas de Educação Básica. Neste âmbito, os subprojetos vem crescendo na UNESPAR/UV e no presente ano, a instituição conta com dez subprojetos atuantes em todos os cursos de licenciaturas, sendo que o Mão Amiga é o subprojeto do curso de Pedagogia, coordenado pelas professoras Ms. Rosana Beatriz Ansai e Kelen dos Santos Junges.
Ressalta-se ainda, que o PIBID é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência a nível nacional e que atua em mais de 200 universidades em tudo o país. Neste tocante, a continuidade do PIBID tem um histórico de luta para a sua permanência, pois em vários momentos esteve na mira dos governantes em virtude de cortes orçamentários, sem considerar a sua relevância para a formação docente inicial e continuada, na busca da educação de qualidade.
Esse ano não é diferente, o governo vem com uma nova proposta de corte que seria a “Residência Pedagógica”, a qual exclui dos subprojetos a participação de acadêmicos do 1º e 2º anos das licenciaturas, oferecendo vagas apenas para os acadêmicos dos 3º e 4º anos, limitando assim a oportunidade que os alunos iniciantes tem para se identificar com a profissão e conhecer a realidade das escolas.
Contudo os subprojetos da UNESPAR/UV e o Mão Amiga CAPES/PIBID reuniram esforços para a luta da continuidade do PIBID sem cortes e sem interrupção, utilizando principalmente a #FICAPIBID nas redes sociais.
Entre as ações realizadas, nos dias 8, 9 e 10 de novembro do presente ano, ocorreu no campus de União da Vitória o III Seminário & V Encontro PIBID UNESPAR, onde foram apresentados para a sociedade os impactos do PIBID através de trabalhos, pesquisas, oficinas e palestras. Também foram entregues para as autoridades e para a coordenação institucional do PIBID cartas dos alunos participantes dos subprojetos, cartas da gestão das escolas parceiras do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e principalmente abaixo-assinados, com assinaturas coletadas por todos os bolsistas do PIBID, que serão encaminhados para Brasília, a fim de reivindicar pela continuidade do programa.
Também como forma de manifestação, a coordenadora institucional do PIBID Professora Marcia Marlene Stentzler, fez uma fala na Câmara Municipal dos vereadores de União da Vitória e Porto União, nos dias 13 e 14 de novembro, explicando e defendendo o PIBID, solicitando o apoio dos vereadores para que intercedam junto aos deputados para a permanência do programa, bem como dos subprojetos, pois a Educação precisa ser valorizada e mais um corte de grande porte irá impactar a formação acadêmica, as escolas de Educação Básica e as Universidades. #FICAPIBIDSEMCORTESESEMINTERRUPÇÕES
#SOMOSTODOSMÃOAMIGA
 Texto escrito pela acadêmica bolsista Gisele Ietka Ribeiro


Bolsistas do Subprojeto Mão Amiga em reunião na Câmara de Vereadores

Equipe Mão Amiga 2017 participando do Evento Institucional do PIBID

Participação da coordenadora institucional do PIBID, Márcia Stentzler, em reunião na Câmara Municipal de Vereadores
0

0 Comentários :

Postar um comentário