Contação da história do Pinóquio com confecção do personagem e cartão em homenagem ao Dia dos Pais na Escola Municipal Padre João Piamarta


As bolsistas acadêmicas Lais Susana Kurutz Asquidamini e Sonia Gonçalves Thibes da Luz, atuantes na Escola Municipal Padre João Piamarta, realizaram atividades diferenciadas com os alunos atendidos pelo Projeto Mão Amiga na referida instituição, em comemoração ao Dia dos Pais. Na oportunidade, o grupo de educandos foi convidado a embarcar no fantástico mundo da imaginação. Permitindo aos alunos perceber, que através das emoções repassadas pela contação de história, encontramos a felicidade, nos pequenos gestos em atitudes do dia a dia. Demonstrando que não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros, cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda. 
Em comemoração ao Dia dos Pais, a atividade proposta aos educando foi a contação de história do livro o “Pinóquio” na versão de Leticia Dansa, sendo através de versos e imagens com ilustrações, que retratam a mesma madeira da montagem desse boneco, permitindo aos alunos que mergulhem nas estrambóticas aventuras de Pinóquio, onde ao final da história, enfatiza a convivência dos filhos com os pais. 
Os educandos que não apresentam a presença do pai biológico participaram normalmente da aula. Ficando para as acadêmicas bolsistas, abordarem com naturalidade do assunto através de uma conversa sobre as diferentes famílias existentes nos dias de hoje, deixando claro que o PAI homenageado, é quem nos dedica amor e carinho, independente dos laços consanguíneos.
Destarte, as acadêmicas bolsistas finalizaram o tema da história, através das seguintes perguntas: Como surgiu o personagem do Pinóquio? Em que momento seu nariz “cresce”/aumenta de tamanho? Por que sempre devemos dizer a verdade? No final da história o que acontece com os personagens: Pinóquio e Gepeto?
Após, o diálogo e as perguntas, houve uma melhor compreensão do tema, dessa forma, deu-se início as atividades lúdicas, com a confecção do cartão (Figura 01).
Para finalizar este tema as acadêmicas bolsistas, conduziram os educandos, na construção do boneco Pinóquio. Sua confecção foi com a utilização de palitinhos de picolé, possibilitando a identificação da forma do personagem (Figuras 02 e 03).
A relação entre a educação e sociedade, pode ser trabalhada em conjunto com os valores coletivos da escola e os valores da educação familiar. Dessa forma, se faz a união da organização da família com os objetivos da escola (PICANÇO, 2012).

REFERÊNCIAS

DANSA, L. Pinóquio/ Carlo Collodi: releitura em versos de Leticia Dansa: São Paulo: DIBRA, 2013.

PICANÇO, A. L. B. Família – As suas implicações no processo de ensino aprendizagem. Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão pedagógica. Lisboa, maio de 2012.  Disponível em:  https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2264/1/AnaPicanco.pdf Acesso em 04 de setembro de 2017. 
Texto escrito pela equipe de bolsistas.
Confecção do cartão para o dia dos pais, realizado pelos alunos do 1º ano participantes do Projeto Mão Amiga

Construção do boneco Pinóquio utilizando palitos de picolé

Boneco Pinóquio confeccionado pelos alunos
1

1 Comentários :

Postar um comentário