Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, atuantes na Escola Guia Lopes, realizam "Jogo da Velha da Tabuada" com as crianças do projeto


O mês de setembro teve diversas temáticas, dentre elas, buscou-se reforçar a tabuada para os alunos do 4.º e 5.º anos.  Seguindo essa ideia as bolsistas Viviane Cândido da Silva e Adriele Caroline Krinski confeccionaram e aplicaram  o "Jogo da velha da tabuada". Este tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, estratégias, concentração e cooperação por meio de regras na questão lúdica.
O jogo funciona da seguinte forma: Um aluno fica com a bolinha e outro com o "X" (como no jogo padrão), tiram par ou ímpar para vir quem começará e, só então, abrem a partida. A criança que iniciar deverá multiplicar 2 números da fileira (ex:2x3=6) e encontrar o respectivo resultado na tabela, encontrando-o, deverá colocar a peça nele e assim seguir até fechar uma linha vertical ou horizontal, vence aquele que completá-la primeiro. 
Nota-se que as crianças têm dificuldade com números, mas por meio do jogo é visível que isto pode ser mudado e o gosto estimulado. 
Percebe-se que os objetivos foram atingidos, uma vez que as crianças se divertiram e fixaram a tabuada, criando assim, gosto por calcular e cooperar com os colegas. Após as atividades lúdicas as crianças realizaram algumas atividades de registro no caderno.


Texto escrito pela bolsista Viviane Cândido da Silva.
Crianças Jogando
Aluna mostrando o jogo

Jogo da Velha da Tabuada
0

0 Comentários :

Postar um comentário