Bolsistas do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Escola Municipal David Carneiro desenvolvem suas atividades através da sequencia didática “Aniversário do Senhor Alfabeto”


As atividades empreendidas no âmbito da Escola parceira Coronel David Carneiro, entre os dias 23 e 25 de maio, pelas acadêmicas bolsistas Paula Fernanda Teixeira Martins e Letícia Mariane Ferreira sob a supervisão da professora Suzete Seger, foram desenvolvidas por meio da sequência didática “O aniversário do Senhor Alfabeto” este planejamento teve como objetivo promover o ensino e aprendizagem de alunos do primeiro ano que atendidos pelo projeto e que se encontram no processo de alfabetização, nesta obra as letras do alfabeto são apresentadas de maneira encantadora e interessante. No decorrer da história é possível ensinar regras gramaticais de maneira lúdica. Por meio do desenvolvimento desta sequência didática nutrida de recreações no projeto Mão Amiga, pode-se verificar que os jogos e brincadeiras possibilitam grandes contribuições para o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização e letramento.
Segundo Brasil (2007), existe inúmeras possibilidades de incorporar a ludicidade na aprendizagem, mas para que uma atividade pedagógica seja lúdica, é importante que se permita a fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por parte das crianças, pois do contrário será compreendida apenas como mais um exercício. Desse modo, ressalta-se a importância de aliar a ludicidade durante as práticas, por potencializar-se as possibilidades de aprender ao prazer das crianças no processo de conhecer.
A partir das atividades realizadas foi possível propiciar às crianças o conhecimento dos conteúdos da Língua Portuguesa e Arte, articulados ao lúdico e ao imaginário.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis anos de Idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2007.
Texto escrito pela bolsista Paula Fernanda Teixeira Martins.
Festinha "O aniversário do Senhor Alfabeto"

Hora deliciosa, provando o bolo
Atividade realizada: alunos "escolhendo presentes" com a inicial do seu nome

Festinha "O aniversário do Senhor Alfabeto"
0

0 Comentários :

Postar um comentário