Bolsistas do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID, atuantes na Escola Guia Lopes realizam totem do nome com as crianças do projeto


No mês de março, uma das temáticas aplicadas foi promover a socialização e integração das bolsistas com os alunos do Projeto. Pensando nisso, as acadêmicas bolsistas Adrielle Caroline Krinski e Salete de Moura Pereira realizaram a atividade do Totem do nome.
Após trabalhar os gostos, preferências e identidade das crianças, as bolsistas pediram para cada aluno escrever seu nome com letra cursiva em uma folha em branco, dobrar a folha no meio do nome, recortar em volta do nome e abrir. Cabe ressaltar que as crianças que, ainda, não escrevem seu nome com letra cursiva o fizeram em cima dos pontilhados.
Ao abrir a folha as crianças ficaram encantadas com o resultado, pois cada nome obteve uma forma diferente. Em seguida, elas ilustraram a imagem formada, colocando olhos, cabelos, bocas...
A segunda parte da atividade foi dar um nome ao totem e criar uma história, envolvendo o local em que seu personagem mora, o que gosta de fazer e o que não gosta de fazer (lembrando que toda história tem início, o desenvolvimento e um final).
As crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, geralmente, não gostam de produzir textos, muitos não têm vontade, falta estímulo, porém desta vez, elas se empolgaram e criaram histórias muito criativas com personagens que viviam em outros planetas, comiam alimentos saudáveis e adoravam jogar futebol.
Após as correções, os alunos leram para seus colegas e confeccionaram um painel com os totens e suas histórias, todos participaram com muito entusiasmo e orgulho de sua produção.
Com isso, percebemos que atingimos nosso objetivo e iniciamos um grande passo para a motivação e o gosto por ler e escrever.


Texto escrito pelas bolsistas Salete de Moura Pereira e Débora Passos Guimarães. 

Acadêmica bolsista e alunos do projeto com seus Totens

Painel exposto com os Totens

Totem criado por aluno do Projeto


Totem criado por aluna do Projeto
0

0 Comentários :

Postar um comentário