Bolsistas da Escola David Carneiro organizam-se para iniciar o ano letivo com os alunos participantes do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID


A equipe do Subprojeto Mão Amiga atuante na Escola Municipal Coronel David Carneiro, composta pelas acadêmicas bolsistas Agnes Isabela Leão Ferreira, Dulcimara Tomki de Lima, Letícia Mariane Ferreira, Nerli Baze e Paula Fernanda Teixeira Martins sob a supervisão da professora Aline Nataly Wolf, iniciou suas atividades na escola no decorrer deste mês, o foco inicial foi o planejamento, em seguida confecção de materiais, tendo como objetivo receber os alunos com muito carinho, cativando-os para que participem ativamente do Projeto de maneira divertida e prazerosa, através da utilização destes materiais pedagógicos.
No decorrer destes encontros para planejamentos, notou-se que o esforço coletivo da equipe pauta-se na interação, no respeito e envolvimento das bolsistas na realização do seu trabalho no âmbito do Projeto. Um ponto a ressaltar são as reflexões realizadas durante os momentos de trabalho coletivo, as quais auxiliam no crescimento cognitivo e profissional de cada bolsista, estas reflexões tornam-se uma ferramenta de extrema importância durante a formação docente inicial. Sobre este ponto busca-se respaldo em Nóvoa (2009, p.41) ao discorrer que:

A formação deve contribuir para criar nos futuros professores hábitos de reflexão e de auto-reflexão que são essenciais numa profissão que não se esgota em matrizes científicas ou mesmo pedagógicas, e que se define, inevitavelmente, a partir de referências pessoais.

Sobre o exposto, pode-se entender que a formação profissional requer do aprendiz uma postura reflexiva sobre o trabalho que está aplicando, uma vez que as referências do profissional são alicerçadas durante sua formação em contato com o ambiente de trabalho e com a interação que o mesmo possuí com a equipe onde está inserido. Desta forma, a equipe envolvida neste processo busca desenvolver uma prática reflexiva procurando sempre por caminhos que levam ao êxito da prática pedagógica dentro da escola em que atuam.

Referencias bibliográficas
NÓVOA, Antônio. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Tipografia: Relgráfica artes gráficas Lda., Benedita, 2009. 96 p.
 Texto escrito pela acadêmica Agnes Isabela Leão Ferreira

Equipe de bolsistas atuantes na Escola Municipal Cel. David Carneiro

Encontro com a supervisora responsável pela equipe

Bolsistas durante planejamento e confecção de materiais

Bolsista Nerli mostrando jogo confeccionado

Cadernos confeccionados para os alunos que serão atendidos pelas bolsistas
2

2 Comentários :

Unknown disse...

Parabéns meninas pelo lindo trabalho que desenvolvem no projeto!Sou ex bolsista e não deixo de acompanhar os trabalho desenvolvido por vcs😉😘😘😘

Unknown disse...

Amei os cadernos! Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Postar um comentário