Feliz Páscoa




0

Atuação do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID/UNESPAR/UV na Escola Municipal Guia Lopes


No ano de 2014, o projeto Mão Amiga Capes/PIBID, iniciou  suas atividades na Escola Municipal Guia Lopes. Neste ambiente trabalhamos com duas áreas da Pedagogia: a gestão escolar e o atendimento extraclasse ao alunos que tem dificuldades de aprendizagem.
Durante os dois anos de atuação, organizamos e participamos de várias atividades na escola: Feira do Pastel, Festa Juninas, Dia das Crianças, Festividades de final de ano, pintamos rostinhos e o pátio da escola, enfeitamos as crianças, realizamos teatros, pulamos corda, ensinamos e aprendemos.
Neste ano, estamos ansiosas para começarmos com as intervenções, pois já planejamos várias atividades e queremos dar continuidade ao nosso trabalho nesta escola. Mas enquanto esperamos as decisões sobre o futuro do PIBID, estamos organizando nossos estudos para que possamos participar dos eventos científicos que ocorrerão no decorrer do ano.  Os temas já foram escolhidos, além do lúdico e a dificuldade de aprendizagem, teremos a relação,  formação inicial dos professores, professor reflexivo, teorias e prática pedagógicas.
Para tanto, nossa equipe está realizando fichamentos, leituras e reuniões para a troca de experiências e conhecimentos.  Acreditamos que este momento é de suma importância para que a equipe faça seus ajustes para o bom andamento do projeto e dos estudos.
Texto escrito pela equipe Guia Lopes

Material confeccionado pela equipe de bolsistas no ano de 2014

Atividades desenvolvidas pelas bolsistas em 2014

Pastelada - abril de 2015

Lembrancinhas para o Dia das Mães - maio de 2015

Bolsistas auxiliando na confecção de lembrancinhas para o Dia das Mães - maio de 2015

Participação no "Arraiá Guia Lopes" - junho de 2015

Pinturas no pátio da escola - 2015

Pinturas no pátio da escola - 2015

Pinturas no pátio da escola

Comemoração Dia das Crianças - Fantoche de Palhaço - outubro 2015

Comemoração Dia das Crianças - Pés de lata - outubro de 2015

Confecção de brinquedos com material reciclado - 2015


Dominó Gigante - 2015

Encerramento das Atividades Mãoamiguenses, teatro "A versão do Lobo Mau na história dos Três Porquinhos" - Dezembro de 2015

Encerramento das atividades Mãoamiguenses, teatro "A versão do Lobo Mau na história dos Três Porquinhos" - Dezembro de 2015

Reunião da equipe - Março de 2016


Reunião da Equipe - Março de 2016
0

Retorno das atividades da equipe do subprojeto Mão Amiga na escola Pe. João Piamarta


No mês de março de 2016 o Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID retomou suas atividades letivas docentes. Mesmo com as dificuldades e incertezas que o PIBID vem enfrentando, diversas atividades estão sendo realizadas pela equipe da escola Padre João Pimarta. Dentre elas destacamos 1) os grupos de estudos sobre temas relacionados a temática do projeto e seus objetivos com a finalidade de produção de um artigo científico, 2) reuniões de trabalho coletivo para deliberação das atividades, repasses de informações e decisões coletivas e 3) atividades de intervenção nas escolas com intuito de organização e auxilio didático-pedagógico nas atividades docentes.
No dia 14 de março, a supervisora Josi Mariano Borille e as bolsistas de sua equipe Tatiana de Lima, Janaíne Scherer, Fabiana Staub, Michele dos Santos e Karine Doopiati reuniram-se a fim de discutir informações sobre a atual situação do PIBID, assim como foram repassadas informações gerais sobre o andamento do subprojeto.  Na oportunidade também foi estabelecido o cronograma de trabalho da equipe para o mês de março.
Após os repasses e discussões a supervisora destacou a importância no envolvimento das bolsistas na mobilização em prol do PIBID, evidenciando a importância do empenho e envolvimento de toda equipe em todas as atividades realizadas.


Equipe da escola Pe.João Piamarta

Equipe da Escola Municipal Pe. João Piamarta em reunião coletiva
0

Bolsistas da Escola Municipal Prof. José Moura reúnem-se para estudos e reflexões


No dia 10 de março de 2016, reuniram-se nas dependências da Escola Municipal Professor José Moura, os acadêmicos Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne Gonçalves de Oliveira, Juliano Dilkin e a professora supervisora Adriane Elisa Dombrowski do Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV para estudos e reflexões sobre o trabalho desenvolvido na escola. Durante o encontro realizaram-se fichamentos e apontamentos para o andamento do Projeto, pois, acredita-se, que é de suma importância o planejamento e os estudos relacionados à educação e formação docente inicial.
Enquanto não se iniciam as atividades com os alunos, devido à atual conjuntura política e econômica, os acadêmicos bolsistas estão em constante leitura e organização para que o desenvolvimento do Projeto seja efetivamente produtivo. Segundo Paro (p. 21, 2010) “O papel do educador, de quem se espera que detém o conhecimento, é o de apresentar ou expor determinado conteúdo que, por sua vez, tem como obrigação esforçar-se por compreender em reter tal conteúdo”. Desta forma, evidencia-se a importância da formação acadêmica para melhoria da prática pedagógica dos professores a partir de uma inserção da universidade para a escola.
A partir da prática pedagógica realizada no ano de 2015, analisaram-se e discutiram-se as ações aplicadas, sendo, assim, conseguiu-se observar as problemáticas do cotidiano, ampliando os horizontes e reflexões.
De acordo com Nóvoa (1997, p. 23) “O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa como agente, e a escola, com lugar de crescimento profissional permanente.” Para que ocorra uma formação contínua faz-se necessário uma parceria entre a universidade e a escola, assim visando uma formação acadêmica de qualidade e a aprendizagem significativa dos alunos na escola parceira.
Nossas perspectivas para o ano de 2016 são aprimorar os nossos conhecimentos a fim de contribuir para a dinamização do processo de ensino e superação das dificuldades de aprendizagem dos educandos e de que o Projeto continue em seu formato atual, sem descaracterizações.

Texto escrito pelos acadêmicos bolsistas Ersoli de Cássia Quirino Grob, Janaíne Gonçalves de Oliveira e Juliano Dilkin.

Referências:
NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. 

Professora supervisora e bolsistas acadêmicos em grupo de estudos na Escola Municipal Professor José Moura
2

Retorno de atividades da equipe do Projeto Mão Amiga atuante na Escola Municipal Coronel David Carneiro


O Projeto Mão Amiga, após um período destinado ao estudo, inicia suas atividades no âmbito da Escola Municipal Coronel David Carneiro no dia 09 de março de 2016, com a equipe atuante em 2015, formada pelas bolsistas acadêmicas Rozinei Cardozo Kranholdt, Luana Plácido Waismann, Agnes Ferreira, Jaqueline Ticiana Scherer e Paula Fernanda Teixeira Martins tuteladas pela professora supervisora Aline Nataly Wolf  e contando com o apoio da diretora Carla Aparecida dos Santos. A equipe se reúne para planejar e refletir sobre as práticas educativas que ocorrem no desenvolver do trabalho com os alunos participantes do referido Projeto. Na ocasião a supervisora recepcionou as acadêmicas bolsistas carinhosamente, em seguida repassou informações sobre a práxis do Projeto. A equipe aproveitou para dialogar sobre assuntos pertinentes da formação docente inicial.
O encontro da equipe possibilita diversas aprendizagens, neste momento ocorre a troca de saberes entre bolsistas e supervisora, fazendo com que o planejamento torne-se prático e atrativo para as partes envolvidas. Ao citar o trabalho coletivo, como são conhecidos esses encontros dentro do Projeto, Ansai (2012, p.31) evidencia que:

A hora do Trabalho Coletivo é um momento em que os saberes pedagógicos e a atividade docente são estudados e sistematizados pelas bolsistas acadêmicas orientadas e supervisionadas pelas supervisoras e coordenadora. Neste momento, nos fundamentamos entre outros, em Freire (1996) que recomenda construir a ação educativa docente a partir da responsabilidade ética, competente, consciente e crítica no exercício profissional.

Todo o trabalho realizado dentro do Projeto Mão Amiga, busca atingir os itens descritos fazendo a formação docente inicial pautar-se no bom convívio e cooperação entre a equipe. Uma vez que o professor deve saber que para um bom trabalho acontecer é preciso com que todos os envolvidos cooperem de maneira positiva, buscando não pelo sucesso individual, mas de toda a equipe.
Partindo do pressuposto, que o bom planejamento é a base para uma boa ação buscou-se durante o encontro de equipe organizar pontos de partida para a realização do trabalho no corrente ano na referida escola.

Texto escrito pela bolsista Agnes Isabela Leão Ferreira

REFERÊNCIA:


ANSAI, R. B. (org). Formação inicial no curso de Pedagogia: a práxis educativa lúdica no contexto de dificuldades de aprendizagem. 1ed. União da Vitória – PR: Gráfica e Editora. 2012. 138p.

Diretora Carla Aparecida dos Santos, professora supervisora e bolsistas acadêmicas da Escola Municipal Cel. David Carneiro

Atividades desenvolvidas no decorrer da manhã sob orientação da professora supervisora e diretora da escola

0

Feliz Aniversário


Jaqueline Scherer - 10/03

Aline Wolf - 17/03
0