Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Escola Municipal Padre Jacintho Pasin realizam atividades sobre higiene com os alunos


Nos dias dezessete e dezoito de outubro, as bolsistas Jeanini Fátima Kaspczak e Angelita Ferreira de Paula Santiago realizaram atividades referente à higiene pessoal com os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Jacintho Pasin, observando a importância destas atividades para a saúde das crianças, de acordo com o Ministério da Educação:

A higiene corporal é tratada como uma condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. As experiências de fazer junto com a criança os procedimentos passiveis de execução no ambiente escolar, como a lavagem de mãos ou escovação dos dentes, por exemplo, podem ter significado importante na aprendizagem. (BRASIL, Ministério da Educação e do desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Livro 092. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 17).

 Assim sendo, a educação deve, além de informar, tornar efetiva a promoção das mudanças de comportamento, contribuindo na qualidade de vida dos alunos, provocando questionamentos a respeito de hábitos de higiene e quais relações estão atreladas à saúde.
Neste sentido, as atividades realizadas durante as aulas tiveram o objetivo de informar, orientar e incentivar as crianças a praticarem os bons hábitos de higiene, e também proporcionar um momento de conhecimento do próprio corpo. Visando atingir os objetivos, foram realizadas atividades que propiciaram aos alunos o desenvolvimento da psicomotricidade, raciocínio lógico matemático, bem como atividades de leitura e escrita, todas envolvendo os bons hábitos de higiene como: banho, escovação dos dentes, cuidado a lavar alimentos antes de ingeri-los, lavar as mãos antes das refeições, cuidados com a roupa e calçados, dentre outros.
Foi um momento prazeroso de conversa em que as crianças puderam esclarecer dúvidas e aprender sobre a importância dos bons hábitos de higiene para a saúde.

 Texto escrito pela bolsista Jeanini Fátima Kaspczak

Palitoches para contação de história

Materiais utilizados na aula
0

0 Comentários :

Postar um comentário