Bolsistas da escola professor José Moura do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID participam do ENALIC 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, em Curitiba


Nos próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro, treze bolsistas do Projeto Mão Amiga Capes/PIBID, acadêmicos e Coordenadoras de Área, estarão participando do VI ENALIC – Encontro Nacional das Licenciaturas, juntamente com o V Seminário Nacional do Pibid, o IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID PUC\PR - ENALIC 2016. Os eventos acontecerão na PUCPR, na cidade de Curitiba, Paraná e devem contar com cerca de 2500 participantes de todo o país.
Dentre os bolsistas participantes, quatro acadêmicos compõem a equipe da escola parceira Professor José Moura. Os bolsistas realizaram seus estudos e trabalhos científicos com muito empenho e dedicação, todos os trabalhos foram aceitos e agora terão a oportunidade de participar dessa fascinante troca de experiências entre estudantes/pesquisadores de todos os lugares deste imenso BRASIL.
A participação em eventos como este, de altíssimo nível, tem sido cada vez mais valorizada e pesam consideravelmente no currículo, sem contar na vivência e aprendizado que proporcionam a todos os envolvidos.
Na edição 2014, durante o encerramento do 5º Encontro Nacional das Licenciaturas - ENALIC, 4º Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e 11º Seminário de Iniciação à Docência, o Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Helder Eterno da Silveira, falou sobre o evento, "Eventos assim possibilitam encontros e essa é a parte mais importante, pois, a partir deles, é possível planejar conjuntamente, conhecer o trabalho do outro e possibilitar novas interações." (MORATO, 2014).
A Professora Alessandra de Assis, presidente do ForPibid, fez a leitura da Carta de Natal, desenvolvida durante o encontro. Segundo o texto da carta, o programa também "tem possibilitado a revitalização das licenciaturas, a vivencia dos licenciandos, o reconhecimento do professor da educação básica como co-formador, o compartilhamento de práticas formativas entre as diversas áreas do conhecimento, a melhoria da qualidade do ensino, a melhoria do desempenho e da motivação dos estudantes da educação básica, a ampliação de locais de discussão sobre prática docente, o desenvolvimento de praticas educativas, a sinergia entre demais programas da Capes e o desenvolvimento de projetos e práticas interdisciplinares. Assim, os desafios deixam de ser problemas insolúveis e passam a ser objetos de investigação para a pesquisa e para a construção de alternativas. Isso se desdobra em experiências formativas qualificadas." (MORATO, 2014)
Todos nós Pibidianos, bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, fazemos votos que o Programa permaneça, oportunizando ainda mais pessoas a vivenciarem em sua formação essa integração entre Educação Básica e Ensino Superior, preparando o licenciando para se tornar um profissional qualificado e aberto a inovações.
Texto escrito pela supervisora Eliane Cristina dos Santos

Acadêmicos bolsistas da Escola José Moura que participarão do V ENALIC
2

2 Comentários :

Professora Eliane disse...

Estou muito orgulhosa de vocês, Juliano Dilkin, Nayara Calisto Chabatura, Mirian de Lima e Janaína Martins, sucesso! Com certeza no próximo evento estaremos participando com a Equipe completa!

Unknown disse...

Escola José Moura muito bem representada pelos meus colegas de projeto, que não mediram esforços para participar do evento.Sucesso a todos.

Postar um comentário