Projeto Mão Amiga retorna às atividades na Escola Professor José Moura


O subprojeto Mão Amiga, no mês de agosto reiniciou suas atividades referente ao 2º semestre. No entanto houve mudanças no quadro da equipe da escola José Moura, sendo elas o remanejamento do bolsista acadêmico Ricardo Rocha para a Escola Municipal Melvin Jones e a entrada da nova acadêmica Nayara Calisto Chabatura.
A equipe encontra-se animada com as turmas atendidas buscando propiciar atividades lúdico-pedagógicas que visem amenizar as dificuldades de aprendizagem de cada aluno. Neste ínterim, Almeida destaca que:

A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. Sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. (ALMEIDA, 2003, p. 57)

Neste contexto, as práticas desenvolvidas no Projeto contribuem significativamente no processo de desenvolvimento das crianças participantes, a fim de proporcionar novas experiências, conhecimento de mundo, interação com o meio e socialização.
Assim, as vivências em sala de aula tornam-se, por meio de relação teoria e prática (práxis), essenciais para a ampliação do processo ensino/aprendizagem tanto para a formação inicial docente dos acadêmicos bolsistas quanto para o público de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens.

REFERÊNCIA
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: prazer de estudar. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª. ed. São Paulo: Loyola, 2003.



Texto escrito pelos bolsistas: Juliano Dilkin, Ersoli de Cássia Quirino Grob, Mirian de Lima, 
Janaína de Cássia Fonseca Pinto e Nayara Calisto Chabatura.

Trabalho sobre Olimpíadas e Dia dos Pais

Alunos jogando
1

1 Comentários :

Anônimo disse...

Juliano:

Que alegria poder estar com os alunos! Oportunizando momentos de intensa aprendizagem e fortalecendo na formação social de cada criança!

Postar um comentário