Bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID da Escola Municipal Guia Lopes organizam uma atividade diferenciada para trabalhar o Folclore


Faz parte das aprendizagens docentes e do plano de trabalho do Subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID, a propositura por parte das bolsistas, de planos de ação nas escolas parceiras, e além das práticas da docência assistida, práticas docentes de gestão escolar.
À vista disto, as bolsistas Gislaine Schneider e Renata Penteado atuantes na equipe de gestão da Escola Municipal Guia Lopes, tuteladas pela supervisora Débora Passos Guimarães, no dia 01 de setembro aplicaram o Projeto Folclore para os discentes que frequentam o turno matutino da referida escola.
Iniciou-se a manhã apresentado a lenda Matinta Perera a qual apresenta a história de uma velha que transforma-se em pássaro e sobrevoa as casas do interior soltando gritos agourentos, em busca de comida e fumo. Os moradores deixam as doações na porta, e em forma humana ela recolhe tudo.
Em seguida os alunos foram divididos em equipes: verde, vermelho e azul, e receberam envelopes com parlendas embaralhadas, as quais deveriam ser organizadas na sequência correta. Também resolveram adivinhas e declamaram alguns trava-línguas. Além de brincadeiras como morto-vivo, adoleta e cantigas populares.
Para finalizar as atividades foram sorteados nove kits de Jogo da Velha confeccionados pelas bolsistas, e cada criança recebeu um marca página do personagem Saci Pererê acompanhado por um pirulito.
Foi uma manhã muito prazerosa de aprendizagem e integração com as crianças, destacando a importância de atividades diferenciadas para a formação do sujeito em sua totalidade.

Texto escrito pela bolsista Renata Penteado

Grupo de alunos para realização das atividades

Organização das Parlendas

Acerte as Adivinhas

Competição de Trava-línguas

Alunos reunidos no pátio da escola

Brincadeira Adoleta

Alunos com os kits de Jogo da Velha

Alunos com lembrancinhas

Jogo da Velha confeccionado pelas bolsistas


0

0 Comentários :

Postar um comentário