Equipe Guia Lopes inicia suas Atividades



    Durante o mês de fevereiro nossa equipe buscou concentrar-se nos estudos, fichamentos e leituras sobre o tema dificuldade de aprendizagens. As fontes de pesquisas foram artigos, monografias e dissertações encontrados na internet e também livros de autores renomados como Victor da Fonseca, Gomez e Terán. Estes estudos são fundamentais para formar a base que nos sustentará e contribuirá para os trabalhos que serão apresentados nos eventos durante o ano letivo de 2015. Da mesma forma, os estudos fornecem conhecimento para auxiliar as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagens na sala de aula.
   Neste mês também aproveitamos para organizar o espaço e material que será utilizado com as crianças que participarão do projeto.

Texto escrito pela supervisora bolsista: Débora Passos Guimarães

Livros utilizados para estudo
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Processo seletivo de novos acadêmicos bolsistas: apresentação do Projeto Mão Amiga.


      Durante o período matutino do dia 27 de fevereiro de 2015, foi realizada, nas dependências da UNESPAR campus União da Vitória, uma reunião com o intuito de apresentar e esclarecer, aos estudantes de cursos de graduação, as especificidades do Projeto Mão Amiga, tendo em vista o interesse destes em atuar como bolsistas no PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 

     A reunião concretizou-se de maneira bem lúdica, sendo propiciados esclarecimentos básicos da realização e constituição do Projeto, assim como foi promovida a exposição dos relatos e vivências de duas bolsistas que estão afastando-se do âmbito do Mão Amiga, por conta de terem colado grau neste ano, concluindo a passagem delas pelo curso de Pedagogia e pelo bojo mão amiguense. Em suma, nesta manhã agradável, foi possível vivenciar e explicitar aos acadêmicos, através do diálogo, uma pequena parcela da grandeza que é o Mão Amiga.

Texto escrito pela acadêmica bolsista: Jaqueline Ticiana Scherer

Fala da professora Dra Kelen dos Santos Junges, coordenadora de área do Projeto
Professora Dra Kelen dos Santos Junges, coordenadora de área do Projeto
Projeto Mão Amiga
Fala das duas bolsistas que estão deixando o Projeto por conta da colação de grau
Momento de expôr as aprendizagens construídas ao longo da participação no Mão Amiga

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Distribuição de convite para audiência pública: Mão Amiga presente este evento.


No dia 26 de fevereiro de 2015, no período vespertino, o Projeto Mão Amiga com os demais acadêmicos de Curso de Pedagogia da UNESPAR Campus de União da Vitória, reuniram-se na área central da cidade, com o intuito de convidar a população local através de panfletagem, para participarem de uma audiência pública, a qual foi realizada no período noturno do dia em questão, na praça Coronel Amazonas em frente à UNESPAR. Esse movimento acadêmico informou as várias programações: teatro, dança, música e um debate com o tema:  “Uma educação pública de qualidade”.  
A participação de todos foi muito importante, porque mostramos que estamos na luta para uma educação de qualidade.

Texto escrito pela bolsista acadêmica: Elaine Maria Bunhak.

Área central da cidade
Conversa com a comunidade
Conversa com a comunidade
Bolsistas do Projeto Mão Amiga
Bolsistas do Projeto Mão Amiga
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Projeto Mão Amiga em busca de conhecimentos


     No dia 02 de fevereiro de 2015, as acadêmicas bolsistas do Projeto Mão Amiga participaram da palestra de abertura das atividades da Semana Pedagógica deste ano letivo, com a palestrante Prof.ª Dra. Clarice Salete Traversini, diretora de Currículos e Educação Integral no Ministério da Educação. 
   O tema abordado por Traversini foi os segmentos da Base Nacional Comum Curricular. Na oportunidade, a palestrante elogiou os educadores do município de União da Vitória por já estarem discutindo o assunto. 
   Traversini reforçou a importância do conhecimento destes segmentos para a atuação dos professores, pois os mesmos explicitam a atualização e renovação dos conteúdos escolares e sociais. A palestrante exemplificou isto, destacando a realidade escolar, a convivência professor-aluno e os entremeios vividos, unindo as realidades para buscar uma melhor aprendizagem. 
   Enquanto futuras educadoras da rede, acreditamos que a qualidade do ensino se eleva a cada ano, por meio dos cursos e palestras de atualizações pedagógicas. Acreditamos, também, que mais que uma valorização da educação por nossa parte, isto proporciona a valorização por parte dos educandos, pois cada vez mais o ensino estará voltado aos interesses sociais atuais. 
    Para nós que estamos no início da caminhada pedagógica, engatinhando, para posteriormente desenvolver um trabalho de qualidade, é de suma importância poder fazer parte das discussões relacionadas aos assuntos pertinentes à educação, à qual damos nossa singela contribuição enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Estadual do Paraná via Projeto Mão Amiga. De acordo com Freire (1979, p. 16): ”A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir”. 
    E como agir e refletir se não estamos por dentro de tais assuntos tão pertinentes para o desenvolvimento de uma política de educação de qualidade, onde a peça fundamental em discussão é o educando e os conteúdos a eles ofertados?! Como em uma das falas da palestrante, a educação deve trabalhar com costuras, costuras entre colegas, costuras entre conhecimentos, onde cada pedaço vai se moldando com o outro para dar finalização a um trabalho de qualidade. Desse modo, todos os envolvidos na educação contribuem com o conhecimento de qualidade que será transmitido aos discentes. 

Texto escrito pelas bolsistas Dulcimara Tomki e Letícia Mariane Ferreira

Bolsistas da Escola Municipal Vitória Fernandes, Schayanne, Michelly, Dulcimara e Letícia com a palestrante Clarice Traversini.
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Coordenadoras de área do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID realizam visita ao secretário de educação de União da Vitória, Paraná


    A essência de funcionamento do projeto Mão Amiga está atrelada à máxima de inserir, nas escolas parceiras de União da Vitória, Paraná, bolsistas que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, especificadamente os discentes que apresentam dificuldades na aprendizagem. Diante disso, é mister a existência de um diálogo entre a universidade, local da onde partem os bolsistas, com as escolas e a secretaria de educação união vitoriense. Este diálogo adquire materialidade a partir do momento em que as coordenadoras de área do Mão Amiga, professoras Ms. Rosana Beatriz Ansai e Dra. Kelen dos Santos Junges, levam a sério o compromisso de visitarem, sempre que necessário, o secretário de educação, professor Célio Reginaldo Calikoski, com quem estabelecem uma relação de parceria, que vem dando certo, tendo em vista que o projeto atende seis escolas do município, sendo supervisionado por seis docentes do quadro efetivo municipal.
    Para iniciar o ano letivo de 2015, no dia 04 de fevereiro, as coordenadoras de área, professoras Rosana e Kelen, concretizaram mais uma visita, que culminou na certeza de que a secretaria e as escolas continuam abertas ao incessante diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica.

Texto escrito pela bolsista Simone Luiza Kovalczuk

Visita à Secretaria Municipal de Educação
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Projeto Mão Amiga participa da formação dos professores municipais de União da Vitória


       A cada início de ano letivo, os bolsistas do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID prestigiam a volta ao trabalho dos professores municipais de União de Vitória, intentando se integrar à dinâmica do futuro campo de atuação, ao passo que apreciam a palestra de abertura. 
   Assim, no dia 02 de fevereiro de 2015, em uma segunda-feira, os bolsistas rumaram para o Cine Ópera, onde juntaram-se aos docentes. Dessa forma, após a solenidade da cerimônia de boas-vindas ao professorado, os pibianos mão amiguenses tomaram nota da fala da palestrante gaúcha, professora Dra. Clarice Salete Traversini, que é membro da Diretoria de Currículos e Educação Integral, do Ministério da Educação, atuando também como professora de Estágios do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O fio condutor teve como temática os “Estudos Culturais em Educação e Plano Nacional de Educação”, onde tornou-se perceptível que planejar/escrever um currículo, assim como o município de União da Vitória está fazendo, é uma missão demasiada árdua, pois precisa levar em consideração uma gama de pontos, com ênfase ao respeito à base comum brasileira e à base específica união vitoriense. Nesse tocante, o que cada ano/série precisa aprender? O que é mais relevante? O que é menos? Enfim, a professora Dra. Clarice desenvolveu uma articulação argumentativa que em muito agregou ao que vem sendo discutido pelo setor educacional do município. 
   Em meio a isso, os bolsistas experienciaram questões importantíssimas, ao mesmo tempo em que deram, oficialmente, a largada às atividades pibidianas, do ano de 2015, desenvolvidas nas escolas parceiras. 

Texto escrito pela bolsista Simone Luiza Kovalczuk
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