O jogo como um recurso facilitador no trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem


A equipe de bolsistas do Projeto Mão Amiga atuantes na Escola Municipal David Carneiro na Cidade de União da Vitória, tem procurado trabalhar junto aos alunos com atividades dinâmicas e diferenciadas, com materiais pedagógicos que despertem o interesse pelo aprender, procurando contribuir com processo ensino/aprendizagem.
Pensando no contexto social atual, através das novas e avançadas tecnologias e a cultura do consumismo, que é uma realidade, tanto a diversão como também as informações chegam prontas, limitando assim que o indivíduo desenvolva suas habilidades e criatividade presentes em todo o ser humano. Partindo desta compreensão, a equipe Mão Amiga - David Carneiro tem procurado oportunizar aos alunos a possibilidade de construir e criar seus próprios jogos e brinquedos, sempre com o olhar pedagógico, construindo materiais que serão utilizados durante as aulas para trabalhar as dificuldades de aprendizagens.
O jogo da ratoeira foi um dos materiais pedagógicos confeccionado coletivamente pela bolsista Rozinei Cardozo Kranholdt e seus alunos em sala de aula, para trabalhar as operações matemáticas. Todos os alunos puderam participar da confecção do jogo, desde tirar às medidas, quais os materiais que seriam utilizados, a importância do planejamento, recortar, colar e colorir, dando o acabamento do material pedagógico.
Foi uma atividade muito produtiva, através da qual pudemos fazer algumas avaliações dos alunos, quanto à capacidade de comprometimento com a atividade, o cuidado com a estética do material que estava sendo confeccionado, a disposição para o trabalho em equipe, entre outros.
A satisfação ao contemplar o resultado do esforço e emprenho de todos resultou em momentos de muita diversão e aprendizagem, quando os alunos puderam finalmente jogar, resolvendo as operações matemáticas que eram formadas.

Texto escrito pela bolsista Rozinei Cardozo Kranholdt

Iniciando a confecção do Jogo
Alunos e acadêmica bolsista envolvidos na confecção do jogo
Alunos e acadêmica bolsista envolvidos na confecção do jogo
Alunos envolvidos na confecção do jogo
O cuidado com os detalhes
Os resultados começam aparecer

Momento esperado: jogar com o material produzido

Alunos e acadêmica bolsista orgulhosos com o resultado do trabalho
0

0 Comentários :

Postar um comentário