Bolsistas do Projeto Mão Amiga da Escola Municipal Vitória Fernandes desenvolvem atividades relacionadas ao gênero receita


Na manhã de segunda-feira, 19 de outubro de 2015, as acadêmicas bolsistas Caroline Reck, Dulcimara Tomki, Schayanne Valório, Denise Delonzek e Mirian de Lima, atuantes na Escola Municipal Vitória Fernandes, desenvolveram a atividade sobre o gênero textual receita, visando estimular a leitura e a socialização entre as crianças.

Os diversificados suportes em que os gêneros se encontram e nos quais circulam em contexto de uso não apenas comunicativo mas, principalmente enunciativo, levam professores ao entendimento e à construção de novas perspectivas de letramento que, se realizada de forma lúdica e planejada, levam as crianças a compreenderem melhor os aspectos enunciativos da linguagem e sua função social. (CARDOSO, 2009, p.7)

Considerando então, a importância de trabalhar os gêneros textuais em sala de aula, o valor da prática para o desenvolvimento da aprendizagem dos pequenos educandos e com a finalidade de propor uma aula diferenciada, a partir da Leitura do livro “Rita Sapeca Cozinha’, foi realizada a confecção de panquecas, tema principal do livro em referência. Nesta atividade, as acadêmicas bolsistas, levaram para a sala de aula, as massas já prontas e os alunos prepararam o recheio, utilizando frutas e leite condensado.
Foi uma atividade muito significativa, tanto para as professoras bolsistas bem como para os alunos, pois, tem-se ciência da relevância de atividades concretas no processo de aprendizagem. Nota-se que o gênero textual receita, traz consigo o forte apelo cultural e apresenta uma estrutura menos complexa que os demais gêneros, facilitando a interpretação dos alunos que ainda estão em fase de alfabetização.

Texto escrito pela bolsista Caroline Reck

Referências:
CORDEIRO, Glaís Sales. Ensino da linguagem oral na educação infantil: o lugar dos gêneros textuais formais. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 5, 2009, Caxias do Sul. Anais: Caxias do Sul.


Alunos experimentando as panquecas
Alunos com a bolsista acadêmica Caroline Reck

0

0 Comentários :

Postar um comentário