Bolsistas do Projeto Mão Amiga desenvolvem intervenção “Jogos e Brincadeiras” na Escola Municipal Guia Lopes


Na manhã do dia 02 de julho de 2015, aplicou-se o projeto “Brinquedos e brincadeiras”. Essa atividade teve como objetivo finalizar o primeiro semestre, dando um significado lúdico e motivador. Durante o período matutino os alunos do terceiro ao quinto ano contaram com uma oficina de material reciclável, onde confeccionaram os brinquedos. Cada criança montou dois brinquedos com rolinhos de papel higiênico: um Minion (personagem do filme: “Meu Malvado Favorito”), e também tiveram a opção de fazer uma coruja ou um carrinho.
Em seguida, tivemos a recreação com a bolsista formada em Educação Física, Renata Penteado, com atividades rítmicas que, além de alegrar os pequenos, trabalharam a coordenação motora, ritmo, lateralidade, equilíbrio, entre outras capacidades motoras.
Para finalizar as atividades desse período, dividimos os alunos em equipes  para a realização de diversas brincadeiras, como: a dança da cadeira, chute a gol, corrida do ovo na colher, dança da laranja.
 Texto escrito pelas bolsistas: Elaine Maria Bunhak e Renata Penteado.

Alunos confeccionando brinquedos com rolinhos de papel

Brincadeiras

Crianças participando das atividades rítmicas

Na tarde do dia 02 de julho de 2015, as bolsistas Grasiela Pereira de Castilhos, Renata Penteado e Simone Luiza Kovalczuk, supervisionadas pela professora Débora Passos Guimarães, deram materialidade a uma intervenção intitulada “Brinquedos e Brincadeiras”. Como a Escola Municipal Guia Lopes estava às vésperas das férias, a intenção-mor do Projeto Mão Amiga foi o de proporcionar um dia divertido e diferente às crianças. Assim, as bolsistas conduziram várias atividades, sendo auxiliadas, a todo o momento, pela supervisora, pelas docentes e pela gestão da instituição.
Inicialmente, os alunos foram divididos em equipes: azul, amarelo, lilás, verde e vermelho. A divisão foi necessária à competição-saudável que se desdobraria ao longo da tarde. Estipuladas as equipes, todos os estudantes do Jardim III, do 1º e 2º ano rumaram para o pátio externo da escola. Lá, a bolsista do curso de Pedagogia, Renata Penteado, que já é graduada em Educação Física, convidou o público a um aquecimento, sinalizando que a primeira atividade era a da dança. Assim, ao som de várias músicas, todas as crianças dançaram, pularam e seguiram a coreografia repassada/executada pela pibidiana Renata. Um detalhe: não foram apenas os alunos que dançaram, pois os adultos presentes não resistiram ao movimento e puseram-se a executar o passo a passo.
Em um segundo momento, foi dada a largada à competição. A cada rodada, as equipes enviavam os representantes necessários à brincadeira. Enquanto uns estavam dando corporeidade às brincadeiras, outros ficavam na torcida. Em resumo, a Dança da Cadeira, Corrida do Ovo, Dança dos Balões e Chute ao Gol foram algumas dos desafios da tarde.
Sequencialmente, após o lanche e o intervalo, as bolsistas Simone Luiza Kovalczuk e Grasiela Pereira de Castilhos conduziram duas oficinas, a primeira bolsista ficou à frente do Jardim III; a segunda, do 1º e 2º ano. A essência das oficinas esteve atrelada ao uso da imaginação. Assim, as crianças tiveram que decorar um violão, confeccionado com material reciclado. Enquanto os alunos colocavam em ação a missão de personalizar seus violões, não resistiam à vontade de tocá-lo, passando os dedos nas “cordas”.
Depois, foi realizada uma atividade de dobradura de um gatinho. Os discentes cantaram a música “Não atire o pau no gato” e, depois, colaram a dobradura em uma folha de sulfite, desenhando o contexto e nomeando o gato ou a gata.
Ao final da tarde, as crianças levaram embora o violão, a dobradura e as lembranças de uma tarde regada ao movimento, à socialização e à coletividade.

Texto escrito pela bolsista pibidiana atuante na Escola Municipal Guia Lopes, Simone Luiza Kovalczuk.
Brincadeira Chute a Gol

Bolsista Acadêmica e alunos confeccionando violão com caixa de leite

Bolsistas e alunos da Escola Guia Lopes

Divisão dos grupos para as brincadeiras

Alongamento

Dança da Cadeira

3

3 Comentários :

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Orgulho de participar dessa equipe!!!
A cada intervenção novos aprendizados, começando pela satisfação de perceber o sorriso dos educandos, demostrando a alegria de conseguir realizar as atividades propostas, sendo elas: a dança (momento de descontração) ou até mesmo os brinquedos feitos com sucatas.

Unknown disse...

Maravilhoso poder unir minhas duas paixões... Dança e Pedagogia...
Obrigada pela oportunidade Equipe Guia Lopes e Projeto Mão amiga!

Postar um comentário