Projeto Mão Amiga na Escola Municipal Guia Lopes: visita das coordenadoras de área e ações desenvolvidas pelas bolsistas



Uma das máximas que solidifica a inserção do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID nas escolas parceiras está concatenada à costumeira visita das coordenadoras de área, professoras Ms. Rosana Beatriz Ansai e Dra. Kelen dos Santos Junges, a cada uma das seis instituições municipais que abriram as portas ao Projeto Mão Amiga.
A Escola Municipal Guia Lopes tem como especificidade de acolhida de bolsistas, tuteladas pela supervisora Débora Passos Guimarães, que atuam na área da gestão, dando o apoio à equipe gestora da escola. Frente a esse cenário, na manhã do dia 10 de abril de 2015, as coordenadoras de área foram até a escola e, juntamente com as bolsistas, a supervisora, a diretora e a coordenadora pedagógica traçaram as metas que o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID tenciona alcançar em 2015.
Fruto de um diálogo entre a supervisora da escola, Débora Passos Guimarães, e da professora de Educação Física da instituição, chegou-se à conclusão de que a primeira ação a adquirir corporeidade é a da montagem de um circuito psicomotor, com atividades que serão pintadas no chão do pátio da escola, tais como a amarelinha, andar sobre uma linha, pé direito diante do esquerdo e vice-versa, caracol numérico, entre outras.
As atividades lúdicas são fundamentais no que pese à minimização das dificuldades apresentadas no desempenho escolar, pois quanto mais movimento a criança for estimulada a fazer, maior será a prontidão para o processo de alfabetização.
Em linha complementar, no dia 17 de abril, as bolsistas Elaine Maria Bunhak, Grasiela Pereira de Castilhos e Renata Penteado deram início ao processo de desenho das atividades, tendo o auxílio da supervisora Débora Guimarães. O objetivo que embasa a ação é o de resgatar as brincadeiras antigas que fazem parte da cultura popular, com intuito de os alunos aprimorarem a coordenação motora ampla e fina, a estruturação do espaço temporal, o equilíbrio, entre outras habilidades, além de todos os discentes terem um recreio muito mais divertido e prazeroso, tendo em vista que o pátio da escola evidenciará uma série de atividades.




Texto escrito pelas bolsistas Grasiela Pereira de Castilhos, Elaine Maria Bunhak e Simone Luiza Kovalczuk

Diretora Márcia Salete H. Gonçalves e Equipe Mão Amiga
Coordenadoras de área, professoras Ms. Rosana Beatriz Ansai,
Dra. Kelen dos Santos Junges e bolsistas

Equipe Guia Lopes e coordenadoras de área, Ms. Rosana Beatriz Ansai,
Dra. Kelen dos Santos Junges
Desenvolvendo circuito psicomotor
1

1 Comentários :

Unknown disse...

Muito bom fazer parte dessa equipe, novo ambiente, novas colegas e novas aprendizagens. Obrigada meninas pela acolhida.

Postar um comentário