Dinâmica da “Cadeira Cooperativa Humana” é aplicada pelo Projeto Mão Amiga na Escola Municipal Padre João Piamarta



No dia 31 de março de 2015, as acadêmicas Karine Doopiati e Tatiana de Lima, bolsistas do projeto Mão Amiga na Escola Municipal Padre João Piamarta, aplicaram nas turmas que atuam a dinâmica da "Cadeira Cooperativa Humana”. Basicamente, a dinâmica consiste-se em agrupar os alunos, formando um círculo. Posteriormente, cada qual deita-se sobre as pernas do colega, ao passo que as cadeiras vão sendo retiradas pelo professor e os discentes precisam sustentar uns aos outros, até que ao final todas as cadeiras são afastadas e a sustentação ocorre apenas pelo esforço dos próprios alunos.
A dinâmica teve por objetivo desenvolver, nos educandos, a confiança nos colegas e a cooperação entre os pares, sendo estes enfatizados como fatores importantes para o desenvolvimento de um trabalho em equipe e o bom andamento das atividades realizadas em sala de aula. Destacou-se ainda que, se cada um faz sua parte, é possível alcançar um ótimo resultado.
Finalmente, após a realização da dinâmica e para ressaltar a intencionalidade desta, trabalhamos com o texto “O Piquenique das Tartarugas”, seguido de conversação e discussão com os alunos. Consideramos que a realização de tais atividades foram de suma relevância, sendo bastante prazerosas e de grande aproveitamento pelo alunado, tendo em vista que pudemos, de forma lúdica, alcançar o objetivo delineado e demonstrar às crianças integrantes do Projeto a importância do trabalho em equipe.

O Piquenique das Tartarugas

A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!
Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
- Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!

Texto escrita pela equipe do Projeto Mão Amiga que atua na Escola Municipal Padre João Piamarta

Referências:


O piquenique das tartarugas, Disponível em:  http://saber literario.blogspot.com.br/2012/02/o-piquenique-das-tartarugas.html

Alunos participantes do projeto realizando a dinâmica "Cadeira Cooperativa Humana" no Projeto Mão Amiga.
Bolsista Karine Doopiati aplicando a dinâmica com seus alunos.
Alunos da bolsista Tatiana de Lima durante a aplicação da dinâmica
"Cadeira Cooperativa Humana" no Projeto Mão Amiga.

1

1 Comentários :

Anônimo disse...

muito lindo o trabalho de vocês Karine e Tatiana, com certeza irá marcar a vida dessas crianças .... estarão guardadas em suas lembranças no futuro! " As profs do Mão Amiga"...
muito sucesso meninass

Rozinei Kranholdt

Postar um comentário