As aprendizagens docentes construídas durante atuação como bolsistas do projeto Mão amiga CAPES/PIBID no processo de formação docente inicial do curso de Pedagogia da UNESPAR.




0

O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem: intervenções com alunos com dificuldade de aprendizagem.



0

Jogos e brincadeiras: metodologia alternativa para o ensino da matemática.



0

Atividades lúdicas: como alternativa metodológica utilizada para dificuldades de aprendizagem.



0

Atividades lúdicas para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem na maremática.



0

O contexto social das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagens participantes do projeto Mão amiga CAPES/PIBID.



0

Planejamento e intervenções diante as dificuldades de aprendizagem.



0

O papel formativo do supervisor pibidiano: possibilidades e desafios.



0

Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV em parceria com as Escolas Municipais de União da Vitória - PR.




0

Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID à luz da teoria de Henri Wallon: entremeios reflexivos sobre a prática pedagógica atrelada ao trabalho com as emoções.



0

Educaboook: uma ferramenta pedagógica nas atividades docentes do projeto Mão amiga CAPES/PIBID UNESPAR



0

Projeto de leitura e aprendizagem no processo de alfabetização e letramento.



0

Dificuldades de aprendizagem: a motivação como ferramenta auxiliadora no processo de ensino/aprendizagem dentro do projeto Mão Amiga UNESPAR/CAPES/PIBID.



0

Desenvolvimento profissional docente: a contribuição do projeto Mão Amiga - CAPES/PIBID no Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV.



0

Blog do projeto Mão Amiga UNESPAR/CAPES/PIBID uma frerramemta de divulgação do trabalho empreendido.



0

Autonomia no processo de formação docente: atuação dos acadêmicos bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.



0

A avaliacão no contexto das dificuldades de aprendizagem: o uso do portfólio no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID.



0

Jogos educacionais interativos na construção do conhecimento: superando dificuldades de aprendizagem.



0

Subprojeto Mão Amiga e seus atributos à profissionalização docente.



0

Oficina de dança realizada no dia 10 de outubro de 2014.


     Na sexta-feira, 10 de outubro de 2014, participamos da Oficina de Dança oferecida pela professora Dra. Scheila Maçaneiro e os acadêmicos bolsistas Julianne Agge Auffinger e Pablo Vinicius de Lima, da UNESPAR-Campus II de Curitiba, na qual aprendemos um pouco sobre a história do estilo de dança Hip Hop, que é um movimento social que teve início entre os anos 60 e 70 nos subúrbios negros e latinos de Nova York, era um tipo de competição onde os artistas dançavam na rua com o objetivo de arrecadar verbas. Com o tempo o grafite de rua, DJs e MCs juntaram-se ao Hip Hop e ajudaram esse movimento ficar conhecido mundialmente.
    Na oficina estavam presentes alguns acadêmicos dos demais cursos de licenciatura da nossa Instituição de Ensino. 
    Podemos garantir que nos divertimos muito, foi uma tarde animada, descontraída e de muito aprendizado. Arriscamos até alguns passos na apresentação final.

Texto escrito pela bolsista Agnes Isabela leão Ferreira.

0

Projeto Mão Amiga realiza atividades lúdicas em comemoração ao Dia da Criança na Escola Guia Lopes



    Na manhã do dia 10 de outubro de 2014 (sexta-feira) foi realizada, na Escola Guia Lopes, atividades lúdicas com o intuito de comemorar o Dia das Crianças.
    Durante a manhã foi empreendida a contação, para todas as turmas, da história da “Caixinhos Dourados e dos Três Ursos” e, posteriormente, foi realizada um salãozinho com os alunos, onde as bolsistas arrumaram e coloriram os cabelos do alunado, realizando concomitantemente pintura de rosto e de mão.
    Em suma, as atividades desenvolvidas no dia previamente citado foram executadas de maneira gratificadora, pois como bolsistas atuantes na escola, pudemos presenciar a alegria do alunado na realização das atividades e notamos como simples atividades e atitudes deixam as crianças encantadas.
    Salienta-se conjuntamente, que na tarde do dia 11 de outubro de 2014 (sábado), as bolsistas acadêmicas fizeram-se presente no âmbito da escola para colaborar com a realização de uma gincana, a qual contava com a participação dos pais e responsáveis pelos alunos.
    Durante esta tarde, obtivemos momentos ricos de interação com os educandos, responsáveis e corpo docente da escola. Pelo exposto, a tarde constituiu-se como um momento em que pudemos ampliar o nosso campo de atuação e que pudemos perceber na prática como a boa convivência e relação no ambiente escolar traz benefícios à educação.

Texto escrito pela bolsista: Jaqueline Ticiana Scherer


0

Bolsistas do projeto participam do dia da família na Escola Municipal Professor José Moura



    No dia 20 de setembro de 2014 realizou-se, nas mediações da Escola Municipal Professor José Moura, o “Dia da Família na Escola” contando com a presença de pais e alunos, evento organizado pela equipe pedagógica e funcionários. Os acadêmicos bolsistas CAPES/PIBID do Projeto “Mão Amiga” Ersoli Grob, Janaíne G. de Oliveira, Jeniffer Alves Pacheco e Juliano Dilkin contribuíram com a participação ativa na organização e desenvolvimento desse dia especial, através da prática de atividades recreativas.
    Dentre as atividades realizadas na gincana destacaram-se: a “corrida das sete cores”, “encher de bexigas a roupa do palhaço”, “dança da cadeira” e “caçador”. Em equipes separadas por cores, as quais cada uma defendia seu ideal, os pais e filhos expressaram suas habilidades e superaram obstáculos juntos na busca por resultados em prol da equipe.     Esse momento de alegria proporcionou a todos uma perspectiva de que o elo entre família e escola fortalece o aprendizado e desenvolvimento da criança, pois é necessário que a presença dos pais na vida escolar dos filhos seja estimuladora para a criança.
    Ao final da gincana, as três equipes que obtiveram maior pontuação receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar, e as demais foram agraciadas, pela escola, com uma lembrança carinhosa e doce.
    Em geral, o encontro da família na escola trouxe resultados significativos, tanto para os alunos como para a instituição, através das atividades propostas com a presença dos pais, assim, contribuindo para a socialização e adquirindo experiências com a vivência dessa união.
    A família é a base para o crescimento social e a escola base de conhecimento da criança, juntas fazem da união a força como estímulo em busca de um mundo melhor.

Texto escrito pelo acadêmico bolsista Juliano Dilkin

Foto01: Formação de equipes.
Foto02: Corrida das 7 cores.
Foto03: Dança da cadeira.
Foto04: Premiação.
Foto05: Equipe José Moura.
0

Inicio das atividades na Escola Municipal Coronel David Carneiro


     O dia 10 de outubro foi um dia de muitas comemorações para a Escola Municipal Coronel David Carneiro, pois se iniciaram oficialmente as atividades do Projeto Mão Amiga. Quem presenciou esse início foram as acadêmicas bolsistas, coordenadoras, supervisora e integrantes da escola. Houve também comemoração ao dia da criança, onde as bolsistas iniciaram suas atividades de forma recreativa, alegrando os alunos, desenvolvendo pintura facial e penteados. As atividades ocorreram durante toda a manhã e todos os discentes da escola foram prestigiados.

Texto escrito pela professora supervisora Aline Nataly Wolf







0

Atividades lúdicas: no enfrentamento e na superação das dificuldades de aprendizagem.


Janaíne Gonçalves (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, câmpus União da Vitória, janainegdeoliveira@gmail.com
Prof.ª Orientadora: M.ª Adriane Elisa Dombrowski (PIBID, CAPES), UNESPAR, câmpus União da Vitória, dombrowski.adri@gmail.com

RESUMO: 
O presente estudo tem por finalidade apresentar e explicitar a importância das atividades lúdicas na superação das dificuldades de aprendizagens dos alunos que frequentam o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. O estudo justifica-se mediante a minha atuação como acadêmica bolsista integrante do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência, intitulado Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/ FAFIUV, atuando na escola Municipal Professor José Moura, em União da Vitória – PR. O objetivo geral da pesquisa é apresentar atividades lúdicas como metodologia para a superação das dificuldades de aprendizagem. Mais especificamente objetivamos evidenciar a importância do uso do lúdico no processo ensino aprendizagem, a partir de jogos confeccionados com materiais recicláveis; proporcionar aos educandos oportunidades para desenvolver a criatividade, conscientizando-se sobre a importância de reciclar. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, a pesquisa é considerada teórica bibliográfica com base nas vivências e observações realizadas no exercício da docência assistida no Projeto. Sabe-se que a partir das atividades lúdicas aumenta-se a autoestima dos educandos, é a partir das brincadeiras que as crianças demonstram seus sentimentos, emoções e conhecimentos, proporciona prazer, acalma e ensina como partilhar e ajudar o próximo e com isto reforçamos a importância da reciclagem, como um recurso de grande valia para o desenvolvimento dos educandos. Durante a pesquisa utilizou-se de diversos jogos e brincadeiras voltados para o tema visando à superação das dificuldades de aprendizagem. Elaboramos diversos jogos pedagógicos utilizando materiais recicláveis, entre eles labirintos, trilhas, boliche, circuitos, jogos de mesa como: cruzadinha, jogo da velha, dama, jogo da memória, ábaco entre outros que facilitam o aprendizado. O ato de brincar enriquece a identidade da criança porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções e desempenha vários papéis sociais. Cabe ressaltar que esta pesquisa está em andamento.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Ludicidade. Reciclagem.

0

A avaliacão no contexto das dificuldades de aprendizagem: o uso do portfólio no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID


Renata Penteado (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, renatapenteado1@gmail.com
Silmara Maria Wierzbicki (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, silmara.mw@hotmail.com
Michelly Fink (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, mizinha.fink@yahoo.com.br

RESUMO: 
O trabalho ora apresentado tem por temática o processo avaliativo e construtivo que se dá por meio do uso do portfólio durante as atividades empreendidas pelo Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR Câmpus de União da Vitória. O referido projeto tem por objetivo o trabalho lúdico e pedagógico com alunos dos Anos Iniciais da rede pública municipal, que apresentam diversas dificuldades no processo de aprendizagem. O fio condutor desta pesquisa é a análise do portfólio como instrumento significativo de aprendizagens e de avaliação, verificando como este é elaborado durante as atividades e ao final, qual é o seu aproveitamento Esta pesquisa se tornou possível a partir da inserção e da atuação como acadêmicas bolsistas no projeto e tendo como respaldo teórico a pesquisa bibliográfica, a qual permite verificar o impacto positivo que o uso do portfólio como modalidade de avaliação, possui no desenvolvimento dos educandos atendidos pelo Projeto Mão Amiga. Deste modo, a metodologia consiste no relato de experiências através da intervenção pedagógica no decorrer das atividades do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e por meio da leitura e da articulação dos conceitos teóricos. Tendo como principais autores: Nogueira (2005), Behrens (2006), Resende (2010) e Villas Boas (2004).

Palavras-chave: Portfólio. Dificuldades de aprendizagem. Avaliação.

0

Leitura no processo de alfabetização e letramento: projeto de leitura e aprendizagem



Karen Roberta Cordeiro (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, União da Vitória,
karen-roberta22@hotmail.com
Michelly Fink (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, União da Vitória,
Mizinha.fink@yahoo.com.br

RESUMO: 
O presente estudo baseia-se no “Projeto de leitura” pensado e desenvolvido pelo subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID, em sua escola parceira Vitória Fernandes, envolvendo os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A importância deste projeto está interligada ao estímulo ao hábito da leitura das crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. O projeto foi elaborado na perspectiva de proporcionar ao educando situações para contextualizar a necessidade de ler, e também, ampliar as possibilidades de inserção dos pequenos em espaços sociais de interação, tendo como objetivo principal despertar o prazer da leitura e estimular o potencial criativo e cognitivo no educando, buscando efetivar a aprendizagem da escrita e da leitura. Sua metodologia desencadeia-se em pesquisa de campo e teórica bibliográfica, na qual se ampara nas contribuições de Vera Maria Tiezermann Silva; Luiz Carlos Cagliari e Paulo Freire. Com a implantação do projeto, o aluno terá o contato com livros diversos, fazendo com que este meio se configure como facilitador no processo de ensino/aprendizagem. A leitura é acima de tudo fundamental, para a formação intelectual e para possibilitar o conhecimento de outros mundos: o mundo da imaginação e do encantamento. É por meio da leitura que ocorre a apreensão do conhecimento das palavras e a efetivação social da comunicação. Assim, a escola apresenta papel primordial na concretização dessa habilidade. O Projeto de leitura implantado pelas acadêmicas bolsistas do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, encontra-se em fase de desenvolvimento. Com essa ideia, espera-se facilitar a alfabetização e a interação dos alunos, procurando resgatar a cultura oral e incentivar o prazer pela leitura.

Palavras-chave: Leitura. Aluno. Professor.

0