Dia do PIBID em União da Vitória


    No dia 26 de agosto de dois mil e quatorze aconteceu, em União da Vitória, o dia do PIBID, no Cine Teatro Luz, promovido pela coordenação institucional da UNESPAR/UV. O evento teve como presença-mor o palestrante prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra - UFPR, ministrando uma fala intitulada: “A formação universitária de professores e os desafios do PIBID”. O Projeto Mão Amiga marcou presença maciçamente, contando com o apoio e participação das bolsistas, supervisoras e coordenadoras. Foi uma noite muito agradável e proveitosa.



0

Projeto Jogos e Brincadeiras aplicado na Escola Guia Lopes


    No dia 15 de agosto de 2014, as bolsistas atuantes na Escola Municipal Guia Lopes aplicaram,  durante o período matutino, o “Projeto de Jogos e Brincadeiras”, tendo como subsídio a temática “Brincadeiras Juninas”. O projeto, em sua prática, contava com brincadeiras diversificadas, sendo estas: boca do palhaço, rabo do burro, pescaria, jogo da lata, brincadeira do chapéu e pintura de rosto. 
   No decorrer desta manhã, as bolsistas tiveram a oportunidade de realizar contato direto com os educandos, vislumbrando a oportunidade de notar a alegria e o entusiasmo que os mesmos demostravam na efetivação das brincadeiras.

0

Bolsistas do Projeto Mão Amiga realizam Feira dos Cinco Sentidos na Escola Municipal Vitória Fernandes




    Na última semana do mês de julho realizamos um projeto denominado: A feira dos cinco sentidos. Durante as aulas da semana buscamos evidenciar e significar os sentidos que temos em nosso corpo, sendo eles: a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. Diante disso, realizamos diversas atividades, jogos, cartazes, feira de degustação e do cheiro, brincadeiras manuais e com instrumentos musicais, músicas e luzes.
   Ao final da semana, na sexta-feira, 01/08/2014, apresentamos todas estas atividades aos demais alunos, professores e funcionários da escola Municipal Vitória Fernandes. Nesta oportunidade pudemos expor as produções dos alunos que frequentam o Projeto Mão Amiga e fazer com que os participantes interagissem na feira de maneira divertida e significativa.
    Assim, montamos cinco espaços para que em cada um deles evidenciasse um sentido, bem como a sua função em nosso corpo. Ainda, frisamos que a falta de algum deles, como por exemplo, a visão e a audição, dificulta muito a vida de um indivíduo, porém, que esta condição poderá receber auxílio dos outros sentidos que possuímos.
    Essa experiência possibilitou a nós, acadêmicas bolsistas, diversas aprendizagens em relação à docência e também no que diz respeito à elaboração de uma feira. Momentos assim proporcionam um incentivo diferenciado para todos os envolvidos, pois saem da rotina e permitem uma expressão das aprendizagens construídas em sala de aula.

Texto escrito pela bolsista Silmara Maria Wierzbiki.









1

Professora supervisora do subprojeto Mão Amiga participa e apresenta dois trabalhos do 19ºCOLE na UNICAMP em Campinas


    A professora Roseli Vergopolan apresentou dois trabalhos no evento intitulado 19º Congresso de Leitura do Brasil, com o tema: "leituras sem margens", que ocorreu na UNICAMP no período de 22 a 25 de Julho. Seus trabalhos foram aprovados primeiramente para os anais do evento em forma de resumo e em seguida após a elaboração dos artigos que foram publicados: na Revista Linha Mestra que se encontra disponível no seguinte endereço http://linhamestra24.wordpress.com/. Evento de renome internacional onde apenas é aceito 2 trabalhos por autor com isso se percebe a seriedade dos participantes. Os trabalhos apresentados são nominados como “A VIVÊNCIA FORMATIVA BRASIL-PORTUGAL: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE DIFERENTES CONTEXTOS”, onde se tratou da vivência da referida supervisora no início deste ano na formação dos supervisores na Universidade de Aveiro Portugal. A outra produção foi “AS AULAS PASSEIO E O ENSINO DE CIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E RELATÓRIO REFLEXIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA”, por meio do texto explicita a prática vivenciada enquanto docente do curso de Pedagogia. Dentro destas perspectivas evidenciamos a prática de pesquisa e participações em evento dos integrantes bolsistas do subprojeto Mão Amiga.

0

Aniversariantes...



Agnes Isabela Leão Ferreira 
1-ago

Viviane Vieira Martins 
25-ago

Karen Roberta Cordeiro 
 22-ago
0