Encerramento das atividades do projeto Mão Amiga na Escola Municipal Professor Serapião


    Durante o mês de novembro de 2013, nós acadêmicas bolsistas, Isabelle, Silvia e Bruna, nos reunimos para decidirmos os preparativos e escolhemos alguns modelos de lembrancinhas para a festa de encerramento do Projeto Mão Amiga na Escola Municipal Professor Serapião.
   Após concluirmos as mesmas, aproveitamos o tempo restante para organizarmos os portfólios, cadernos e materiais dos alunos. Fomos até a escola para entregarmos as lembranças e darmos um abraço apertado nos alunos, os quais farão muita falta, deixando assim saudades.

Lembrancinhas confeccionada.
Lembrancinhas confeccionada.
Despedida dos alunos e entrega das lembrança.

   As pesquisas realizadas e apresentadas tanto no I Congresso, quanto na MESP e na UNIGUAÇU também foram eficazes, pois só vieram a contribuir ainda mais a nossa formação, como também foi possível compartilhar as experiências docentes.
   Como o contato com os alunos no final do ano não foi constante, buscamos avaliar suas construções, como: portfólios, atividades e cadernos. Sendo assim, foi possível perceber o grande avanço que os mesmos tiveram durante o ano letivo, assim sentimo-nos orgulhosas de ter contribuído de alguma forma para esse aprendizado.
   Ao mesmo tempo, sentindo um grande aperto por saber que o ano passou tão depressa e que tivemos que se despedir de cada discente, como também sabemos que a partir do ano de 2014, infelizmente por conta de já estarmos formadas, não poderemos mais compartilhar das atividades deste maravilhoso Projeto que só veio a contribuir com a nossa formação.
Bolsistas: Isabelle, Silvia e Bruna.
Contudo, deixamos a seguinte mensagem para expressar nosso carinho e agradecimento aos nossos alunos.


Texto escrito pela bolsista: Isabelle Fernanda Grim

2

Como forma de agradecimento de poder compartilhar experiências incríveis no Projeto Mão Amiga, expresso em poucas linhas minha gratidão por fazer parte desta família!



Aprender Sempre...com uma Mão Amiga.

Isabelle Fernanda Grim

Venho por meio deste
Expressar meu interesse
Em ingressar ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O qual venho obtendo muita experiência

Em quatro de setembro de dois mil e doze
Iniciei minha atuação docente
Ainda em formação
buscando o melhor...sempre!

Atuo no Projeto de Iniciação Docente
Apoio aos alunos com Dificuldades de Aprendizagem
O qual destaca várias oportunidades
De oferecer às crianças uma gama de atividades

Busca-se minimizar o fracasso escolar
Para assim conquistar
A autoestima e confiança
Com alegria e perseverança

Contribui-se de forma bastante significativa
Para a superação das dificuldades de aprendizagem
Apresentadas por crianças
Que não conseguem apreender as habilidades

Sejam essas
Na leitura ou escrita
Cálculos, psicomotricidade e
Lectoescrita

Utiliza-se como estratégia
O lúdico
Observando sempre
A realidade do aluno

Trabalha-se com portfólios
Onde são arquivados conteúdos
Que aos nossos olhos
Obtém quase tudo

Com pesquisas e estudos
Obtém-se várias aprendizagens
Elaboração de artigos e resumos
Que nos levam à várias cidades!
Além do crescimento pessoal
Nos proporciona um crescimento profissional
Acompanhando diariamente o desempenho e
O desenvolvimento individual

Só resta a dizer como é a magia
Do grande projeto Mão Amiga
O qual, com imensa alegria
Nos impressiona a cada dia!

   Dói muito saber que por conta de sermos, agora em 2014, graduadas (concluímos a licenciatura) é necessário haver o desligamento do Projeto. Mas, ao mesmo tempo, é uma honra poder ter participado do mesmo, pois só quem vivencia as experiências por ele proporcionadas, sabe o quão gratificante é essa prática docente.

Acadêmicas formandas Isabelle Fernanda Grim e Silvia de Fátima Moreira juntamente com a Coordenadora do Projeto Mão Amiga Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai.
   Agradeço de coração aos meus alunos e toda a Equipe do Projeto Mão Amiga que de alguma forma contribuiu e tenho certeza que muito há de contribuir à minha formação! 


Texto escrito pela acadêmica bolsista Isabelle Fernanda Grim.
3

Polidez: atitude necessária para construção da identidade e saberes dos integrantes do PIBID



Vergopolan, Roseli
Profa. Bolsista Projeto Mão Amiga, CAPES PIBID


A polidez é um comportamento onde a pessoa é gentil e demonstra civilidade, através do uso de expressões verbais que suavizam as divergências entre as pessoas que trabalham em equipe, principalmente no cotidiano escolar. Ao ingressarem nos projetos, os bolsistas pibidianos possuem uma visibilidade notável já que desenvolvem suas ações dentro das escolas e na universidade, sendo tutelados pela ação formativa inerente do cotidiano educacional. Este estudo tem como objetivos: investigar a importância da polidez na inserção destes sujeitos no dia a dia escolar; entender como a delicadeza influencia a boa comunicação entre os sujeitos determinando atitudes e aprendizagens necessárias para otimizar o trabalho pedagógico. A metodologia deste trabalho se dará através de questionário semi-estruturado, observações e de pesquisa teórica bibliográfica. Os autores que darão suporte a este trabalho são Austin (1992); Pimenta (1999); Libâneo ( 2001); Tardiff (2002); Nóvoa (1992), entre outros. Como se sabe, a polidez está associada à imagem pública; desta forma, retrata o trabalho do docente, sendo que influencia diretamente a comunicação, que não se limita a troca de informações e sim definem as relações pessoais, elo importante nas aprendizagens dos bolsistas pibidianos. O conjunto de saberes na formação dos professores devem contribuir para a formação dos sujeitos dentro da plenitude, ou seja, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Este estudo encontra-se em andamento.

PALAVRAS- CHAVES: Polidez. Identidade. Saberes. Formação.
3

Considerações da bolsista Lais Suzana Kurutz



    Todo ano fazemos novas descobertas, conquistas e realizamos sonhos... No ano letivo de 2013, com o Projeto Mão Amiga, tive certeza da minha escolha profissional, afinal, atuar e estar em uma sala de aula é muito diferente daquilo que pensamos e imaginamos ser a realidade docente.
    A partir do momento em que participamos do Projeto como bolsistas é que passamos a estar atuando em uma sala de aula, onde podemos ver com clareza a realidade do dia a dia de um professor, a sua dedicação com a educação e sua preocupação com o futuro de seus alunos.
    A convivência na escola que o Projeto nos proporciona é uma experiência única que nos preenche por dentro e nos dá a certeza do que queremos ser, bem como dá-nos um norte de qual é o melhor modo de atuar quando estivermos graduados para exercer a profissão.
    Assim, quando aliamos a teoria com a prática, ambas se completam em uma perfeição. No entanto, quando temos apenas a vivência nos estágios, esta acaba não suprindo todas as necessidades, onde não conseguimos entender todo o processo de um educador, tendo uma visão meio limitada de como é a vida deste profissional que faz toda a diferença na formação de cada cidadão.
    Com o Projeto Mão Amiga nossa vivência está diretamente relacionada com os profissionais da área e nos torna cada vez mais capacitados ao magistério. Imersos na vida cotidiana escolar e em constante contato om os alunos, professores, e direção, somos tomadas pelo anseio de acreditar que podemos fazer a diferença, trabalhando, de forma lúdica, com aquela criança que apresenta determinada dificuldade.
     Sendo assim, só tenho a agradecer a oportunidade de estar participando do Projeto Mão Amiga. Afinal, é grande o incentivo que temos em nossa escolha profissional de ser um educador competente, que faça a diferença e que procure o bem de todos que estão a sua volta, tentando sempre fazer o melhor por onde estiver atuando. Desse modo, o Projeto contribui excepcionalmente para nossa atuação como profissional na educação, porque: “Educar não é repetir palavras, é criar ideias, encantar” (Augusto Cury).

Texto escrito pela bolsista Lais Suzana Kurutz, atuante na Escola Municipal Padre João Piamarta.

Bolsistas do projeto Mão Amiga, com destaque à pibidiana Lais.
3

Coordenadora e bolsistas do Projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia têm trabalho aceito no IV Congresso Internacional Principiante e Inserção Profissional à Docência



    O IV Congresso Internacional Principiante e Inserção Profissional à Docência acontecerá em Curitiba, nos dias 19 a 21 de fevereiro de 2014. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Brasil, visto que a sua última edição, em 2012, aconteceu em Santiago do Chile. Frente a magnitude desse congresso, a coordenadora do projeto Mão Amiga e do curso de Pedagogia, prof.ª Ms. Rosana Beatriz Ansai, e duas bolsistas acadêmicas do Mão Amiga, Grasiela Pereira da Silva de Castilhos e Simone Luiza Kovalczuk, ambas graduandas do 2º ano, submeteram seus estudos, obtendo a carta de aceite deste conceituado evento internacional.
    Vale salientar que os estudos que foram realizados têm como fio condutor as vivências tidas no projeto Mão Amiga e no curso de Pedagogia. São trabalhos e pesquisas que vêm adquirindo corporeidade via inserção em dois âmbitos complementares: bolsistas CAPES e membros do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) e o NEFIPP – Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores.
    Eis os títulos dos trabalhos aprovados: 

   “As contribuições do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID na formação docente inicial das acadêmicas bolsistas do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV”, sob autoria de Grasiela Pereira da Silva de Castilhos e Prof.ª Ms. Rosana Beatriz Ansai. 

   “Festa de Babette: do filme à iniciação à docência: entremeios reflexivos da atuação docente do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV”, sob autoria de Simone Luiza Kovalczuk e Prof.ª Ms. Rosana Beatriz Ansai.


    Parabéns às bolsistas e à professora coordenadora e orientadora pela conquista e participação em um evento tão importante. A representatividade oriunda dessa participação eleva o curso de Pedagogia da UNESPAR, campus de União da Vitória.

6

Considerações da bolsista Elaine Maria Bunhak



   Mais um ano se passou e com ele construímos muito aprendizado. Durante esse tempo, realizamos várias apresentações em eventos científicos: aqui em nossa cidade e também em outras. Foi um ano repleto de oportunidades e realizações.


   É uma satisfação olhar para essa foto e lembrar do rosto dos alunos ao chegarem à sala de aula. E, ao chegarem à sala, fazerem as atividades preparadas com muito carinho, sem falar na alegria dos discentes em jogar jogos confeccionados por eles. Essa foto era para ser somente uma confraternização voltada aos educandos, mas para mim foi a evidenciação de um dever cumprido.
   Por isso, obrigada ao projeto Mão Amiga, à coordenadora do Projeto. Profª. Ms Rosana Beatriz Ansai, à supervisora do projeto Josimar Borille e à equipe pedagógica da Escola Municipal Padre João Piamarta, por proporcionar mais um ano para vivenciarmos a experiência de estar no “chão” da escola.

Texto escrito pela bolsista Elaine Maria Bunhak
3