Atividades lúdicas: no enfrentamento e na superação das dificuldades de aprendizagem.


Janaíne Gonçalves (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, câmpus União da Vitória, janainegdeoliveira@gmail.com
Prof.ª Orientadora: M.ª Adriane Elisa Dombrowski (PIBID, CAPES), UNESPAR, câmpus União da Vitória, dombrowski.adri@gmail.com

RESUMO: 
O presente estudo tem por finalidade apresentar e explicitar a importância das atividades lúdicas na superação das dificuldades de aprendizagens dos alunos que frequentam o Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID. O estudo justifica-se mediante a minha atuação como acadêmica bolsista integrante do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência, intitulado Mão Amiga do curso de Pedagogia da UNESPAR/ FAFIUV, atuando na escola Municipal Professor José Moura, em União da Vitória – PR. O objetivo geral da pesquisa é apresentar atividades lúdicas como metodologia para a superação das dificuldades de aprendizagem. Mais especificamente objetivamos evidenciar a importância do uso do lúdico no processo ensino aprendizagem, a partir de jogos confeccionados com materiais recicláveis; proporcionar aos educandos oportunidades para desenvolver a criatividade, conscientizando-se sobre a importância de reciclar. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, a pesquisa é considerada teórica bibliográfica com base nas vivências e observações realizadas no exercício da docência assistida no Projeto. Sabe-se que a partir das atividades lúdicas aumenta-se a autoestima dos educandos, é a partir das brincadeiras que as crianças demonstram seus sentimentos, emoções e conhecimentos, proporciona prazer, acalma e ensina como partilhar e ajudar o próximo e com isto reforçamos a importância da reciclagem, como um recurso de grande valia para o desenvolvimento dos educandos. Durante a pesquisa utilizou-se de diversos jogos e brincadeiras voltados para o tema visando à superação das dificuldades de aprendizagem. Elaboramos diversos jogos pedagógicos utilizando materiais recicláveis, entre eles labirintos, trilhas, boliche, circuitos, jogos de mesa como: cruzadinha, jogo da velha, dama, jogo da memória, ábaco entre outros que facilitam o aprendizado. O ato de brincar enriquece a identidade da criança porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções e desempenha vários papéis sociais. Cabe ressaltar que esta pesquisa está em andamento.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Ludicidade. Reciclagem.

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