A avaliacão no contexto das dificuldades de aprendizagem: o uso do portfólio no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID


Renata Penteado (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, renatapenteado1@gmail.com
Silmara Maria Wierzbicki (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, silmara.mw@hotmail.com
Michelly Fink (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, mizinha.fink@yahoo.com.br

RESUMO: 
O trabalho ora apresentado tem por temática o processo avaliativo e construtivo que se dá por meio do uso do portfólio durante as atividades empreendidas pelo Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR Câmpus de União da Vitória. O referido projeto tem por objetivo o trabalho lúdico e pedagógico com alunos dos Anos Iniciais da rede pública municipal, que apresentam diversas dificuldades no processo de aprendizagem. O fio condutor desta pesquisa é a análise do portfólio como instrumento significativo de aprendizagens e de avaliação, verificando como este é elaborado durante as atividades e ao final, qual é o seu aproveitamento Esta pesquisa se tornou possível a partir da inserção e da atuação como acadêmicas bolsistas no projeto e tendo como respaldo teórico a pesquisa bibliográfica, a qual permite verificar o impacto positivo que o uso do portfólio como modalidade de avaliação, possui no desenvolvimento dos educandos atendidos pelo Projeto Mão Amiga. Deste modo, a metodologia consiste no relato de experiências através da intervenção pedagógica no decorrer das atividades do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e por meio da leitura e da articulação dos conceitos teóricos. Tendo como principais autores: Nogueira (2005), Behrens (2006), Resende (2010) e Villas Boas (2004).

Palavras-chave: Portfólio. Dificuldades de aprendizagem. Avaliação.

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