APRENDER BRINCANDO: JOGO DA JOANINHA


Texto escrito pela acadêmica bolsista Renata Penteado.

     O jogo da joaninha foi confeccionado na Escola Municipal Vitória Fernandes, pelas acadêmicas bolsistas do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID: Dulcimara Tomki, Karen Roberta Cordeiro, Renata Penteado e Silmara Maria Wierzbicki. 
     Para sua construção utilizou-se pratos de papelão, E.V.A e tampinhas de garrafa pet. O jogo tem por objetivo estimular a noção de quantidade, atenção, operações matemáticas, habilidade manual, sequência lógica e concentração. O referido jogo apresenta duas variações:
    1 – Os alunos jogam dois dados, sendo que em um deles contém apenas os numerais 2 e 3, e no outro, sinais de adição e subtração. O número que cair corresponde a quantidade de pintinhas (tampinhas) que o educando deverá retirar da joaninha, que contém números na parte de dentro, e o sinal indicará qual operação será efetuada com os números. 2 – Um aluno de cada vez retira uma pintinha (tampinha) de cada vez da joaninha, as quais contêm operações matemáticas no verso. O grau de dificuldade das operações varia de acordo com o conhecimento dos educandos.
    Eis, assim, uma maneira lúdica e prazerosa de se introduzir o raciocínio lógico-matemático em nossas atividades, onde todas as crianças envolvidas no Projeto Mão Amiga participaram, demonstrando muito interesse pelo mesmo.


Foto 01 - Jogo da Joaninha
Foto 02 - Aplicação do jogo pela acadêmica bolsista Dulcimara Tomki
Foto 03 - Acadêmica bolsista Renata Penteado iniciando o jogo com os alunos atendidos pelo projeto
0

0 Comentários :

Postar um comentário