Jogo de rimas como recurso lúdico pedagógico no projeto Mão Amiga/CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV



Ana Cristina de Oliveira Camargo
G – Pedagogia – UNESPAR-FAFIUV
Bolsista CAPES/PIBID
Orientador: Profª Esp. Ana Paula Romanoski
Supervisora bolsista CAPES/PIBID

Resumo:
Para explorar o brinquedo e suas diversas possibilidades, consideramos de imediato nossas vivências no mundo da brincadeira, ou seja, nossa relação intima quando crianças com o brinquedo é com base nessa relação da criança com o brincar que a utilização do lúdico vem sendo cada vez mais explorada no universo escolar. Desse modo, o presente trabalho apresenta o jogo como um instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem. No qual destacamos, não apenas a importância do jogar e do brincar, mas a função, a implicação no desenvolvimento dos alunos e sua contribuição com a práxis do professor. Nesse sentido foi utilizado o jogo de rimas como fonte de observação e pesquisa, o mesmo está sendo aplicado na escola Municipal Professora Miguelina Hessa Treuke, em União da Vitória – PR entre as atividades do subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID- UNESPAR – 2014, com a finalidade de contribuir para o processo de ensino de crianças com dificuldades de aprendizagem participantes do subprojeto. O jogo de rimas foi desenvolvido a partir do livro “O que tem nesta venda?”, de Elias José, é composto por cartas e por diversas figuras pequenas. Pode ser jogado em quatro ou mais participantes, as crianças deverão ser auxiliadas pelo professor ou por um colega que saiba ler, pois primeiramente é preciso retirar uma carta, a qual possui uma palavra escrita, que deverá ser lida para os demais jogadores, posteriormente, os jogadores devem rapidamente encontrar as figuras expostas que rimam com a palavra da carta, o fim do jogo se dá quando todas as cartas forem retiradas. O principal objetivo do jogo é o desenvolvimento da consciência fonológica dos participantes, ou seja, ensinar as crianças a usar o significado e o ritmo para observar e prever palavras que rimam, possibilitando uma facilidade maior nos educandos para a aquisição da leitura e escrita. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos. Garantindo por sua vez uma construção significativa do processo de ensino/aprendizagem, e superando possíveis dificuldades sem se darem conta disso, afinal para elas tudo não passa de uma brincadeira.

PALAVRAS-CHAVES:
Projeto Mão Amiga, Consciência fonológica, Alfabetização.


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