Dificuldades de aprendizagem: planejamento e intervenções



Agnes Isabela Leão Ferreira
Magali Katchoroski
Acadêmicas CAPES-PIBID
Profa. Orientadora Roseli Vergopolan

RESUMO:
As dificuldades de aprendizagem são recorrentes de uma série de fatores que influenciam o pensar ou recordar do aluno, afetando sua escrita, leitura e cálculos dentro da sala de aula, no qual o professor sozinho não consegue suprir devido à grande quantidade de alunos inseridos no âmbito escolar. Este estudo tem por objetivo apresentar algumas definições sobre dificuldades de aprendizagem e planejamento, reflexões necessárias para a atuação no subprojeto. A metodologia desse texto se enquadra em estudo bibliográfico e relato de experiências. Dentro destas perspectivas o subprojeto “Mão Amiga”, ofertado pelo curso de Pedagogia da UNESPAR-UV em parceria com a rede municipal de União da Vitória onde se trabalha essas dificuldades com atividades lúdicas. O horário de atendimento para essas crianças é no período contrário de aula. Como comprovado em diversos estudos científicos as crianças quando estimuladas por meio de brincadeiras apresentam resultados mais significativos do que somente pela teoria e é isso que o subprojeto visa, a dificuldade do aluno como foco principal de estudo. Vale ressaltar que esta pesquisa encontra-se em andamento.

PALAVRAS-CHAVE:
Dificuldade. Aprendizagem. Ensino. Planejamento. Atuação.


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