Dia das crianças - les parque


IDENTIFICAÇÃO DA BOLSISTA ACADÊMICA

Nome: Nilce Svarcz Jungles de Camargo
Escola em que atua: Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas

DIA DAS CRIANÇAS - LES PARQUE

    Comemoramos na quarta-feira, dia dois de outubro de 2013, o Dia das Crianças no ginásio na Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas (foto 01). Nós acadêmicas bolsistas e a maioria das crianças participamos da festa “Les Parque” organizada pela diretora, pela supervisora e pelas professoras da escola.
Foto 01: Diretora, supervisoras, professoras, acadêmicas bolsistas e alunos na Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas participando da festa Les Parque.

    Neste dia as crianças se divertiram muito em diferentes brinquedos, tais como camas elásticas, touro mecânico, pula-pula, tobogã, piscina de bolinha, além de várias brincadeiras (fotos 02 e 03).
Foto 02: Alunos se divertindo na festa Les Parque.
Foto 03: Alunos e professoras brincando na festa Les Parque.
   
   Além disso, as crianças puderam se deliciar com algodão doce (fotos 04, 05, 06 e 07), com um delicioso almoço e lanche da tarde distribuídos gratuitamente. 

Foto 04: Alunas se deliciando de algodão doce na festa Les Parque.
Foto 05: Eu acadêmica bolsista e a supervisora professora Ana Paula durante o período matutino fazendo algodão doce na festa Les Parque.
Foto 06: Janaíne acadêmica bolsista e a supervisora professora Ana Paula durante o período matutino fazendo algodão doce na festa Les Parque.
Foto 07: Eu e a professora Inês durante o período vespertino fazendo algodão doce na festa Les Parque.

     Foi um dia muito especial para todas as crianças da escola (fotos 08, 09 e 10).

Foto 08: Alunos do 3° e do 4° se divertindo nos brinquedos.
Foto 09: Eu e os alunos na festa Les Parque.
Foto 10: Eu e os alunos se divertindo no tobogã.
Foto 11: Eu e os alunos se divertindo no festa Les Parque.
Foto 12: Eu e os alunos se divertindo na festa.
Foto 12: Eu e as alunas muito felizes na festa.
Foto 13: Eu e a Eliada acadêmicas bolsistas junto com os alunos comemorando a festa.

     Portanto, foi muito satisfatório para nós bolsistas do projeto Mão Amiga ter a oportunidade de participar desta festa do Dia das Crianças. Deste modo, esse tipo de evento foi muito válido para toda a escola, pois proporcionou um dia de lazer e muita diversão, bem como um melhor entrosamento entre as professoras e as crianças, sendo um marco diferencial no cotidiano escolar.

0

Circuito de Escrita e Matemática



Identificação das bolsistas acadêmicas
Nomes: Janaíne Eliana Scherer e Janaíne Gonçalves
Escola que atuam: Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas

Plano de Aula


 
Foto 1, 2 e 3 Plano de aula sobre o tema circuito da Escrita e Matemática.

    Neste dia iniciamos a aula com um “Circuito da escrita e matemática”, que visa a auxiliar de forma dinâmica os alunos que apresentam dificuldades na matemática e na escrita.
     Explicação do circuito: Os alunos foram convidados a passaram por um túnel.

Foto 4 aluno passando pelo túnel.
     E, em seguida, por cima de uma corda com curvas e ziguezague.
 
Foto 5 aluno se equilibrando pela corda.

    Quando terminaram a corda, seguiram até o outro lado da quadra, pegaram o balão e estouraram (dentro desde havia operações de multiplicação). Quando responderam todas as operações, deveriam chegar próximo do cesto para acertar a bola. 

Foto 6 aluno estourando balão das operações.
Foto 7 aluno acertando a bola no cesto.

    Ao decorrer pularam por bambolês. Cada bambolê continha operações diferentes, exemplo: 9x8, 7x5, na qual os alunos deveriam resolver mentalmente e em seguida responder para as professoras bolsistas. Na última atividade, intitulada Caracol de amarelinha, em cada casa havia uma letra e o aluno era convidado a jogar uma pedra na casa e escrever uma palavra referente à letra, Ex: A- Amora, B- Borboleta.  

Foto 8 aluno pulando nos bambolês do circuito. 
Foto 9 Aluno passando pelo Caracol de amarelinha.

    Os brinquedos e jogos são de suma importância para a educação, uma vez que o brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. Para Piaget (1978).  
    Os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade. 
    Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração, percepção e atenção. 
   As brincadeiras ao ar livre são indispensáveis para à saúde física, emocional e intelectual da criança.  
   Ao realizar o circuito podemos observar que os alunos conseguiram se expressar de forma natural e espontânea, criando assim aprendizagens muito significativas. 
     Para Moratori (2003) O professor deve propor as regras, mas permitir que os alunos criem os limites a fim de motivá-los quanto à agilidade, iniciativa e autonomia.
    As atividades lúdicas resgatam o gosto pelo aprender, pois ocasionam momentos de afetividade entre o indivíduo e o aprender, tornando a aprendizagem mais prazerosa aos alunos.


Referências:

DALLABONA, Sandra Regina. MENDES, Sueli Maria Schimitt. “O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educador” In: Revista de divulgação técnico-científica Vol. 1 n. 4 - jan.-mar./2004. Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev04-16.pdf

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensinoaprendizagem? Rio de Janeiro: 2003. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/lado_direito.html

1

Na semana do dia das crianças.



    Na semana do dia das crianças, cumprimos atividades pelo Projeto Mão Amiga, auxiliando a Escola Municipal Professor Serapião, a qual realizou atividades diferenciadas para todos os alunos.
    Assim, nós, bolsistas, Isabelle, Silvia e Bruna participamos das atividades de recreação que foram desenvolvidas, sendo na terça-feira (08/10), cama elástica e piscina de bolinhas. Na quinta-feira (10/10) fomos ao parque Kids Play, o qual conta com vários brinquedos infláveis, pimbolim e outros.
    Foram tardes em nós bolsistas juntamente com as crianças vivenciamos momentos recreativos, dinâmicos e divertidos.

Texto escrito pelas bolsistas acadêmicas: Isabelle, Silvia e Bruna.













1

Atividade em grupo.



     Na semana do dia 24 a 27 de setembro de 2013 não houve atividades do projeto Mão Amiga, devido aos alunos estarem participando dos jogos interssalas entre as Escolas Municipais. Sendo assim, nós bolsistas, Isabelle, Sílvia e Bruna cumprimos horário na terça e quarta-feira na FAFIUV. Juntas concluímos o relatório contendo todos os mensais do ano letivo de 2013, como também, construímos o resumo para apresentação na MESP. Aproveitamos o tempo para realização de leituras e pesquisas. 


Texto escrito pela bolsista acadêmica Isabelle Fernanda Grim.
0