Feira saberes e sabores


    No dia 05 de julho de 2013, na Escola Padre João Piamarta, as bolsistas do Projeto Mão Amiga (Heliana, Elaine, Laís, Lúcia, Tatiana e Maria) auxiliaram a professora supervisora, Josimar Mariano Borille, na realização da “Feira Saberes e Sabores”, com a turma do 50 ano. A professora supervisora havia trabalhado com seus alunos o tema Imigrantes no Brasil e no Paraná, bem como também trabalhos com receitas. Por conta disso, propôs aos discentes a realização de uma feira, onde cada aluno trouxe um prato típico de sua etnia, da mesma forma que alguns foram feitos na própria escola para que todos pudessem degustar e conhecer mais das culturas, em especial da culinária, de outras etnias. 
    Nesse tocante, as bolsistas auxiliaram na decoração e na organização do espaço reservado à feira, assim como na preparação de alguns pratos. A feira também contou com a ajuda dos demais funcionários da escola, como diretora, supervisora e professores. Para a degustação dos pratos, todas as turmas da escola foram convocadas através de convite confeccionado pelos próprios alunos da turma. A feira, além de mostrar a culinária de cada país/região, serviu para integrar os alunos, funcionários e as bolsistas da escola em um momento ímpar de conhecimento cultura e, é claro, de gostosuras. Foi um momento de muitas aprendizagens e o Projeto Mão Amiga esteve lá participando e apreciando o maravilhoso trabalho.

    "Ter a oportunidade de participar e ajudar na feira de sabores e de saberes do 5º ano da Escola Municipal Padre João Piamarta foi muito gratificante, por que notei a dedicação e o compromisso pela educação da professora regente Josimar Borille, equipe pedagógica e algumas professoras de outras salas para que o evento tornasse-se o sucesso que foi. Ver aquelas crianças todas orgulhosas mostrando e explicando para as de mais os pratos feitos pelas suas mães, não tem explicação, somente vendo iriam compreender. Porque através do sorriso de uma criança que encontramos a gratificação da nossa profissão."
Elaine Maria Bunhak

    “Foi um dia maravilhoso, pois obtive um grande aprendizado, e também por constatar quanta variedade de pratos típicos e deliciosos existem em nosso país. E o mais importante para mim, foi o convite para participar e apreciar dessas gostosuras e também por dar uma pequena parcela de contribuição nesse evento que foi tão bem elaborado pela professora Josimar e seus alunos.”
Maria Stenzel

    “A participação na feira foi uma oportunidade de grandes aprendizagens. Primeiro pude perceber que aulas diferenciadas são muito aceitas pelas crianças e que elas aprendem com mais facilidade e com mais prazer. E, segundo, que podemos envolver nessas aulas não só nossos alunos, mas toda a equipe escola,r até mesmos os pais das crianças. A feira mostrou não só a cultura de cada etnia, mas também mostrou que com aulas diferenciadas podemos aprender muito mais e que nossas crianças adoram.” 
Heliana Scussiato Franco

    "A feira de sabores e saberes foi rica em aprendizagem e conhecimento, e foi maravilhoso ver o entusiasmo e a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem." 
Lúcia Xavier.

    “A feira dos saberes e dos sabores, realizada pela profª Josimar M. Borille, foi uma atividade bastante criativa e muito interessante, pois os alunos puderam aprender tanto sobre as comidas típicas de cada país, como conhecer um pouco mais de sua etnia, bem como a de seus colegas também, despertando assim a curiosidade em querer aprender mais.”
Laís Kurutz

     "A feira foi muito bacana, percebeu-se o interesse nos alunos em expor seu prato típico e explicar para as outras turmas. Foi um conteúdo explorado muito bem e fechado com chave de ouro."
Tatiana de Lima

Texto escrito por: Josi Mariano Borille e Heliana Franco








0

A importância da brincadeira no fator de ensino aprendizagem.


Supervisora bolsista Pibid - Ana Paula Dias Romanoski 
G – Pedagogia – FAFIUV 
Orientador: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai 

Ao brincar a criança aprende a agir em função de uma situação ou de um objeto que não está presente ou visível para ela no momento. Na brincadeira, demonstra sentimentos, emoções, conhecimentos e significados já vivenciados que são elaborados por ela de forma própria. Além de proporcionar à criança um momento de interação com o outro, de aprendizagens sobre os objetos que estão a sua volta e das regras que organizam as relações humanas, o brincar a auxilia a lidar com a espera, a tomar decisões e a participar de ações coletivas. O presente estudo tem por objetivo geral apontar a necessidade de um planejamento com atividades de forma lúdica e diversificada como ferramenta de apoio, proporcionando uma aprendizagem de forma atrativa e prazerosa, pois sabemos que a criança é lúdica e de movimento, além de ser uma necessidade básica de todo ser humano, as brincadeiras se tornam uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem, pois estimulam a socialização, imaginação, e criatividade. Quanto aos procedimentos de coleta de dados a pesquisa é considerada teórica bibliográfica. A área de abrangência do tema classifica-se na área das Ciências Sociais e Humanas, mais especificamente da Educação e da Pedagogia voltada à área das Dificuldades de Aprendizagem e o lúdico como aliado no processo de aquisição da aprendizagem.




Trabalho publicado no II Encontro PIBID/UNESPAR.

Educação Básica e Ensino Superior: Interrelações para a produção do conhecimento.
0

Aniversariantes do mês.


Rozinei Cardoso Kranholdt 

Data de Nascimento: 10/07 

Grasiela Pereira da Silva 

Data de Nascimento: 28/07 

Eliada Alves 

Data de Nascimento: 03/07

Lucia Aparecida Xavier 

Data de Nascimento: 19/07 

Lais Suzana Kurutz 

Data de Nascimento: 31/07
1

Entrega dos materiais na Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas.


    Abaixo temos a foto da chegada dos materiais do projeto Mão Amiga (PIBID)  à  Escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas, a qual tem como diretora a professora Iracilda Portela da Luz. Nessa escola, a supervisora do Mão Amiga é a professora Ana Paula Dias Romanoski. Na imagem temos as bolsistas acadêmicas Joice Eliane dos Santos e Janaíne Gonçalves como representantes da equipe que ali atua.


0