Escola Interventor Manoel Ribas: Equipe de Atuação do Projeto Mão Amiga‏


   Em 2013, a escola Interventor Manoel Ribas, situada na colônia Rio Vermelho, foi agraciada com a inserção do Projeto Mão Amiga. A professora supervisora, Ana Paula Romanoski, já participou do Mão Amiga como bolsista acadêmica (no tempo - 2007/2008 - em que o mesmo tinha outro nome "Projeto de Extensão Universitária: Apoio aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental" e era parte integrante do Programa Universidade Sem Fronteiras). Por conta disso, a nova supervisora já tem muitas experiências nesse âmbito e contribuirá consideravelmente para as aprendizagens de toda a equipe.

Eis a equipe:
Poliana Miranda (bolsista desde 2012)
Eliada Alves (bolsista desde 2012)
Nilce Camargo (bolsista recém-ingressa)
Janaíne Gonçalves (recém-ingressa no Mão Amiga)
Joice Eliane dos Santos (bolsista desde 2012)
Professora Ana Paula Romanoski (supervisora recém-ingressa)
4

Escola Professor Serapião: Equipe de Atuação do Projeto Mão Amiga‏


 No ano letivo de 2013, a escola Professor Serapião foi contemplada, pela primeira vez, com a inserção do projeto Mão Amiga em suas dependências. Por conta disso, a professora supervisora Ms. Roseli Vergopolan terá sob a sua orientação a seguinte equipe:

A título de localização, da esquerda para a direita temos:
Lúcia Aparecida Xavier (bolsista desde 2012)
Angela Aparecida Carneiro (bolsista desde 2012)
Silvia de Fátima Moreira (bolsista desde 2012)
Veridiana Noga (bolsista desde 2012)
Isabelle Fernanda Grim (bolsista desde 2012)
Rozinei Cardozo Kranholdt (bolsista desde 2012)
Sentada ao centro, professora Roseli Vergopolan (supervisora bolsista desde 2012)
5

Escola Padre João Piamarta: Equipe de atuação do projeto Mão Amiga‏


   No ano letivo de 2013, a escola Padre João Piamarta foi contemplada, mais uma vez, com a inserção do projeto Mão Amiga em suas dependências. Por conta disso, a professora supervisora Ms. Josimar Mariano Borille terá sob a sua orientação a seguinte equipe:

A título de localização, da esquerda para a direita temos:
Tatiana de Lima (bolsista desde 2012)
Heliana Scussiato Franco (bolsista desde 2012)
Elaine Maria Bunhak (bolsista desde 2012)
Professora Josimar Mariano Borille (supervisora bolsista desde 2012)
Maria da Luz Stenzel (bolsista desde 2012)
Lais Suzana Kurutz (recém-ingressa no projeto)
3

Feliz Páscoa, equipe do Mão Amiga.


   Dada a intensidade dos trabalhos empreendidos em 2013, essa pausa faz-se merecida para que as energias possam ser repostas. Enfim, esse ano ainda reserva muitas e muitas ações que devem ser levadas à prática e cada integrante da equipe é fundamental para o sucesso do projeto/realidade. 
1

Sugestão de livros.


  Sugerimos, para a realização de leitura, o livro da Sylvia Maria Ciasca, intitulado Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdiciplinar. Não é possível realizar o download, pois a visualização dá-se, apenas, na tela do computador. Vale ressaltar que algumas páginas do livro estão indisponíveis e que o mesmo têm direitos autorais.

1

O Clube do Imperador


   William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória muito exclusiva para rapazes  que recebe "a nata" da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. O professor permeia as suas aulas com a seguinte consideração "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressionar os alunos sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente, a rotina é abalada com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a inseri-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre a Roma Antiga. No entanto, o educando trai a confiança  do mestre ao arrumar um jeito de trapacear. O filme está disponível no link em: O Clube do Imperador.

Sinopse retira e adaptada do site denominado Adoro Cinema.


1

Compartilhando ideias - Boletim DEB


0

Folder

  O projeto Mão Amiga apresenta a primeira versão finalizada do folder que sintetiza as ações realizadas nas escolas.


4

Sugestão de livro.


  Sugerimos, para a realização de leitura, o livro do Paulo Freire, intitulado Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Nesse caso, o download é possível.



5

Visita a Escola de Campo Interventor Manoel Ribas


   Em 2013, a Escola de Campo Interventor Manoel Ribas é uma das novas parceiras do projeto Mão Amiga. Dada a sua localização, Colônia do Rio Vermelho - União da Vitória, despertou em todas as bolsistas envolvidas o anseio de conhecer essa realidade, a qual está atrelada ao campo, à vida no interior. Assim, na manhã de sexta-feira, 15 de março de 2013, o projeto Mão Amiga visitou a escola e conheceu as dependências da mesma.
   A professora Ms. Rosana Beatriz Ansai realizou uma fala voltada tanto às bolsistas quanto à equipe pedagógica da escola, destacando que essa parceira fará muito bem a ambos os lados, além de apresentar as equipes de atuação e suas funções no âmbito do Mão Amiga. O projeto Aprendendo com a Dificuldade também esteve presente na visita.













6

PIBID - UNESPAR/FAFIUV


   O dia 13 de março de 2013, às 15h e 30min., foi marcado por uma reunião com os pibidianos, no auditório da FAFIUV, tendo como tema: “ Ser bolsista do PIBID – Possibilidades formativas” – exposição Dda. Márcia Stentzler e “A organização do Trabalho pedagógico do PIBID/UNESPAR” – Dda. Rita de Cassia Pizoli e Dra. Conceição Solange Bution Perin. Fizeram-se presentes as bolsistas do Mão Amiga, as supervisoras e a coordenadora, Ms. Rosana Beatriz Ansai.




   Já no dia 14 de março, no período da manhã, a Escola Municipal Professor Serapião, onde se concentraram as bolsistas do Mão Amiga, recebeu a visita da coordenadora institucional do PIBID da UNESPAR, Dda. Márcia Stentzler e também de Dda. Rita de Cassia Pizoli e Dra. Conceição Solange Bution Perin.

2

Projetos Mão Amiga e Aprendendo com a Dificuldade apresentam-se às escolas parceiras


   Na manhã de terça-feira,12 de março, os projetos Mão Amiga e Aprendendo com a Dificuldade promoveram um evento para apresentar a síntese de trabalho às escolas parceiras e à Secretaria de Educação de União da Vitória. A fala realizada pela professora Ms.Rosana Beatriz Ansai, que é coordenadora de ambos os projetos, ressaltou o motivo pelos quais as bolsistas estão na escola e qual é o objetivo dessa fusão evidente entre a teoria e a prática, entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. 
   Vale destacar que todos os envolvidos foram agraciados com o feedback das ações já desenvolvidas em 2012 por meio da evidenciação de fotos e de pareceres sobre essa atuação pedagógica. A mesa de trabalhos foi composta pela supervisora municipal dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Márcia Presendo; a coordenadora dos projetos, Ms. Rosana Ansai; a orientadora do Aprendendo com a Dificuldade, professora Franciéle Lopes; a professora Nádia Burtet, da escola Municipal Duque de Caxias que representou as diretoras; e as supervisoras do Mão Amiga, Ana Paula Romanoski e a Ms.Josimar Mariano Borille.







0

Feira de Pastel


  O projeto Mão Amiga esteve presente e auxiliou a Escola Municipal Professor Serapião na Feira do Pastel, realizada no dia 08 de março de 2013. As bolsistas colocaram, literalmente, a mão na massa para colaborar com a nova escola parceira do subprojeto. Assim, nos dias 07 e 08 de março, as integrantes do Mão Amiga participaram de maneira ativa da produção/montagem dos pastéis. No momento, a professora supervisora Ms. Roseli Vergopolan está à frente do projeto na referida escola.

8

Parabéns, uma pausa para festejar


  No dia 06 de março de 2013, durante a reunião com as supervisoras, a coordenadora e a equipe de gestão, foi comemorado o ingresso da professora supervisora Ana Paula Romanoski, o aniversário das bolsistas integrantes da equipe de gestão: Aline, Jaqueline e Simone. 

Na foto, da esquerda para a direita, temos a professora Ana Paula, a bolsista Simone e a  bolsista Jaqueline
Somando-se à foto, a professora Rosana Beatriz Ansai

3

Teste Seletivo


  Na manhã do dia 06 de março de 2012 realizou-se o teste seletivo do Projeto Mão Amiga. A intenção  foi a de selecionar novas bolsistas para preencherem o quadro de vagas ofertado pelo subprojeto. O teste deu-se em três momentos distintos: prova escrita, entrevista e prova de títulos. Ao final, três candidatas foram aprovadas: Nilce S. J. de Camargo, Janaíne Gonçalves e Lais Suzana Kurutz.

  Parabéns às novas integrantes do Mão Amiga.



2

Comentar argumentando é essencial: Bem-vindas ao mundo da criticidade


O projeto Mão Amiga está intimamente ligado à ideia da importância de se formar professores pesquisadores. Logo, esta postagem é voltada às bolsistas do projeto. Cada uma deverá expor um comentário sobre a seguinte citação de Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia:

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade".


Comentem e exponham seus pontos de vista sobre o que leram. Pesquisa e ensino: qual é a conexão que vocês visualizam?
17

1º de março de 2013


    Desenvolveu-se na manhã de sexta-feira, dia 1º de março de 2013, a reunião do subprojeto Mão Amiga, na sala 39, com enfoque à conclusão dos resumos estendidos e dos artigos; a intenção é utilizá-los em eventos científicos. Aos poucos, as bolsistas vão aprimorando a escrita acadêmica e científica, ao passo que expandem a visão crítica sobre a importância do professor estar sempre em processo de formação, uma formação que deve passar pelo crivo do teórico aliado à prática e vice-versa.


3

Aniversários...


Simone Luiza Kovalczuk
Data de Nascimento: 08/03

Jaqueline Ticiana Scherer
Data de Nascimento: 10/03
2