Alfabeto Móvel


      Este material foi construído pelos alunos da bolsista Veridiana Noga, da Escola Professor Serapião, durante uma de suas aulas. O objetivo é trabalhar as dificuldades de alfabetização e letramento, além de primar pelo desenvolvimento da coordenação motora. O alfabeto móvel será utilizado, pelos próprios alunos, em aulas futuras, a fim de estimular a criatividade e a autoconfiança.

   Lembremo-nos de que, conforme aponta Magna Soares (2009, p.14): “Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança [...] no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos”. Assim, o alfabetizar deve vir respaldado pelo letrar, pois ambos são faces da leitura e da escrita.
      Paulo Freire sintetiza muito bem essa questão ao pontuar que “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. Muitas vezes, a preocupação excessiva para com o processo de decodificar impede a inserção do letramento, tão necessário para que tenhamos alunos críticos e que saibam entender e interagir com o mundo que os circunda.

SOARES, Magna. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
0

0 Comentários :

Postar um comentário