Projeto Mão Amiga interligado à máxima da Iniciação Científica


   Na noite de 26 de outubro de 2012, o projeto Mão Amiga marcou presença no 7º Encontro de Iniciação Científica e 7ª Mostra de Pós-Graduação da Uniguaçu. As bolsistas acadêmicas expuseram seus painéis e evidenciaram o quão engajadas estão ao universo da pesquisa, atrelando à fala científica as experiências marcantes advindas da iniciação à docência.
   Nesse âmbito, torna-se imprescindível salientar as temáticas apresentadas, destacando que os trabalhos foram devidamente orientados pela professora Ms. Rosana Beatriz Ansai:

“A participação da família no processo de ensino aprendizagem de alunos atendidos pelo projeto Mão Amiga PIBID/FAFIUV – 2012” por Elaine Maria Bunhak (acadêmica bolsista) e Josimar Mariano Borille (professora supervisora).

“Projeto Mão Amiga/PIBID: Contribuições para a Formação Inicial de Professores” por Heliana Scussiato Franco (acadêmica bolsista) e Josimar Mariano Borille (professora supervisora).


“A sala de aula como espaço de interação entre saberes e práticas docente” por Patrícia Lutes Micalichen e Rozinei Cardozo Kranholdt.

“Os saberes necessários para a prática docente” por Angela Aparecida Carneiro, Gislaine Aparecida Norberto e Silmara Maria Wierzbicki.

“Formação docente inicial: perfil das acadêmicas bolsistas do projeto Mão Amiga UNESPAR/FAFIUV/CAPES/PIBID” por Débora Passos Guimarães, Simone Luiza Kovalczuk e Tatyanne Roiek Lazier.


“A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças com dificuldade de aprendizagem” por Tatiana de Lima e Veridiana Noga.

“A dificuldade de aprendizagem e a relação família e escola” por Jaqueline Ticiana Scherer, Julcimara Gomes Castro e Graziela Pereira Silva.

0

Oficina: Modelagem Matemática


  Na manhã do dia 19 de outubro de 2012, os projetos Mão Amiga (CAPES/PIBID) e Aprendendo Com a Dificuldade (Sem Fronteiras) participaram de uma oficina sobre "Modelagem Matemática", a qual foi ministrada pela professora do colegiado de Matemática Ms. Gabriele Granada Veleda¹. A oficina versou sobre a necessidade do consumo consciente de energia elétrica, com ênfase aos cálculos que podem ser feitos para se entender a dinâmica de como as práticas cotidianas (banhos demorados, aparelhos eletrônicos em constante uso, lâmpadas acesas sem precisão, etc.) interferem no valor da conta de energia elétrica. Sendo assim, os bolsistas foram motivados a pensar em soluções plausíveis para reduzir o valor da conta e também realizar um consumo consciente.
   A professora Gabriele esclareceu que a modelagem matemática é um assunto que está em voga e que envolve muitas possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas. No entanto, o referencial teórico volta-se com exclusividade para as séries finais do Ensino Fundamental. Por conta disso, é muito importante que os professores que atuam no segmento das séries iniciais saibam adaptar o que for proposto, sendo que essa oficina pode muito bem nortear um trabalho com as crianças, naturalmente respeitando o ritmo e os conhecimentos que estas têm sobre a temática e os cálculos matemáticos. Por fim, a professora Ms. Rosana salientou que a interdisciplinariedade entre os cursos (Pedagogia e Matemática, por exemplo) acrescenta muito à formação discente e docente dos bolsistas envolvidos nos projetos, pois oferta um olhar mais apurado acerca de determinada área e/ou tema e com isso ambos os lados saem ganhando no quesito saber.


¹ A professora Ms. Gabriele Granada Veleda é orientanda da prof. Ms. Rosana Beatriz Ansai na monografia de pós-graduação lato sensu da FAFIUV.






0

Projeto Mão Amiga - Um relato de vivência


   Conforme comentamos há algum tempo, a bolsista Elaine Maria Bunhak (Escola Padre João Piamarta) presenteou dois alunos com um singelo bolo de aniversário e lembrou-os da alegria que é comemorar a data de nascimento. Esse bolo simbolizou muito mais do que a passagem de um aniversário, simbolizou o laço evidente e inegável que há entre professor e alunos. Doar-se, ir além da função exigida, é um dos pilares que compõe a vida profissional de um educador comprometido com a realidade que o circunda. Salientemos que essa doação constante pode ser visualizada na prática docente das nossas bolsistas que vestem a camisa do projeto e estendem uma autêntica e necessária mão amiga às crianças atendidas.



0

Dia das crianças na Escola Municipal Professor José Moura


    Dia das crianças é sinônimo de comemoração e de um olhar voltado às alegrias da infância. Assim, no dia 10 de outubro de 2012, as acadêmicas bolsistas Ângela Aparecida Carneiro, Grasiela Pereira da Silva de Castilhos, Julcimara Conceição Gomes de Castro e Poliana Miranda reuniram, em um mesmo local e horário, as turmas do projeto que atendem com o intuito de ofertar uma manhã diferenciada e repleta de atividades lúdicas. Além das muitas brincadeiras, houve uma deliciosa pausa para o lanche e a entrega de lembrancinhas.

0

Aniversariantes do mês...



Parabéns a nossas queridas colegas!

 Ângela Aparecida Carneiro 
17 de outubro

 Ms. Roseli Vergopolan
20 de outubro

0

Homenagem ao dia dos professores...


0

Visita à Escola Municipal Fruma Ruthenberg


        Na manhã do dia 05 de outubro de 2012, a coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai e a Equipe de Gestão do Projeto Jaqueline Ticiana Scherer e Simone Luiza Kovalczuk visitaram a escola Municipal Fruma Ruthenberg. Nessa escola atuam a supervisora Luciane M. Serrer de Mattos e as bolsistas Isabelli, Patrícia, Rozinei, Tatiana e Verediana. A máxima do encontro foi a de conhecer o espaço físico da escola e como é desenvolvido o projeto na mesma. Em suma, foi uma manhã voltada para o diálogo acerca das aceitação do Mão Amiga pela escola, bem como as consequências positivas advindas do trabalho da equipe que ali atua. É notável o profissionalismo que permeia a ação empreendida por todas.

Equipe da Escola Fruma Ruthenberg em diálogo com a coordenadora do subprojeto Mão Amiga

Matérial pedagógico confeccionado pelas bolsistas


Visualização do material pedagógico



Supervisora do projeto Esp. Luciane Mattos, coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai, pedagoga e diretora da escola

.
Supervisora Esp. Luciane Mattos, coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai, equipe de gestão e bolsistas de subprojeto Mão Amiga



Apreciação do caderno de comunicados entre as integrantes do Projeto Mão Amiga na Escola Municipal Fruma Ruthenberg

Supervisora Esp. Luciane Mattos, coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai, equipe de gestão e bolsistas de subprojeto Mão Amiga

Coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai acompanhada da bolsista Verediana Noga


0

Visita às escolas onde tem subprojeto Mão Amiga


       Na manhã do dia 28 de setembro de 2012, a equipe de gestão e a coordenadora do subprojeto Mão Amiga, Ms. Rosana Beatriz Ansai, empreenderam uma visita às escolas municipais José Moura e Padre João Piamarta. A visita teve como intuito principal conhecer mais detalhadamente a estrutura física e administrativa de cada escola, bem como os espaços destinados à atuação das bolsistas do projeto.
      Em meio às conversas foi perceptível a importância do trabalho desenvolvido pelo subprojeto e também a integração que as escolas têm ofertado às bolsistas. Com esse enlace entre Universidade e Escola, ambos os lados ganham em demasia e o resultado é visível nas feições alegres dos alunos atendidos.
       Um dos relatos mais emocionantes foi a da bolsista Elaine Maria Bunhak que contou que em uma das suas aulas surpreendeu dois alunos gêmeos com um bolo de aniversário. Esse bolo foi o único presente que eles ganharam, pois em suas respectivas residências não existe o anseio de se comemorar a data do nascimento.
       É nesses pequenos detalhes e relatos que constatamos a amplitude do “Mão Amiga”, uma mão que está disposta a mudar vidas e ao mudar vidas, coopera, cada vez mais, para a ação transformadora da educação.
       Em suma, foi uma manhã regada ao sabor do saber que muito trabalho tem sido desenvolvido e que os resultados podem ser visualizados assim que adentramos nas escolas atendidas.


Cartaz confeccionado pelas bolsistas da escola Municipal Padre João Piamarta

Escola Municipal Professor José Moura

Bolsista Elíada, coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai e supervisora Ms. Roseli Vergopolan

(Escola Municipal Professor José Moura)


Escola Municipal Professor José Moura

Equipe de gestão do Projeto Mão Amiga ( Jaqueline, Simone e Débora) acompanhadas pela bolsista Silmara e pela supervisora Ms. Roseli Vergopolan

Escola Municipal Padre João Piamarta

Escola Municipal Padre João Piamarta

Coordenadora Ms. Rosana Beatriz Ansai e Supervisora Ms. Josimar Mariano Borille acompanhadas pela Diretora e Pedagoga da Escola Municipal Padre João Piamarta

0