17 de agosto de 2012


     A reunião teve como máxima a assinatura do termo de compromisso, o qual foi alterado para que atendesse as exigências da UNESPAR. Além disso, as bolsistas acadêmicas, bem como as supervisoras tiraram algumas fotos com o intuito de inseri-las no Blog do Projeto Mão Amiga. Nos minutos finais, a atenção voltou-se para o planejamento.
0

Circuito psicomotor e jogo visomotor.



Dados de identificação:

Escola Municipal Professor José Moura
Professoras (Acadêmicas): 
Gislaine Aparecida Norberto, Silmara Maria Wierzbicki e Angela Aparecida Carneiro
Aplicado em:  14 de maio de 2012           
Turma: 2º ano

Tema:
Psicomotricidade

Conteúdo:
Circuito psicomotor e jogo visomotor.

Objetivos:
  •     Desenvolver a coordenação motora ampla e a orientação espacial;
  •     Proporcionar diferentes movimentos corporais;
  •     Desenvolver a agilidade e a noção de ritmo;
  •     Estimular a percepção temporal-rítmica; 
  •     Trabalhar a coordenação visomotora;
  •     Trabalhar coordenação motora fina, colocando as fichas na caixa de modo correto;
  •      Identificar posições corporais e expressões faciais;
  •     Relacionar códigos, símbolos e quantidades.


Metodologia:

Iniciar a aula com o jogo visomotor, sendo que todos os alunos participam juntos do mesmo, realizando as diferentes etapas que o jogo sugere:
- posições corporais (régua dos bonecos)
- pedir às crianças para que fiquem nas mesmas posições que os desenhos;
- encontrar a ficha na qual o desenho do boneco seja igual ao da régua  e guardar na caixa de forma correta (orifício correspondente);
- dizer de que lado (direito, esquerdo) está o braço, perna, cabeça do boneco no desenho.

- expressões faciais (carinhas, rostinhos)
- trabalhar o desenvolvimento emocional, interpretação individual sobre as expressões como: Por que está triste? Qual está alegre? Como você está hoje? Qual se parece com o pai? Com a mãe, o colega?

- Quantidades (régua das joaninhas)
- seriação: ordenar as fichas da menor à maior quantidade;
- associar quantidades aos numerais que estão nas fichas;
- realizar operações de soma as fichas;
- formação do número.

Cores
- colocar a ficha colorida na caixa de acordo com a cor;
- leitura dos nomes, associando a palavra com a imagem (cor).

Decodificação de códigos, símbolos e sinais
- para  as pintas os numerais do lado direito da joaninha, bater palmas etc.
- para as do lado esquerdo, bater os pés (ou outra combinação);
- para cada cor uma ação ou movimento combinado;
- para cada posição do boneco, falar uma letra, etc.

Em seguida, vamos realizar um circuito psicomotor, este que será organizado antecipadamente.
Os alunos organizados em fila irão realizar a seguinte sequência:
- Pular amarelinha;
- Saltar dentro dos bambolês;
- Pular por cima de caixas de papelão;
- Andar em zigue-zague por entre os obstáculos;
- Andar em linha reta sobre uma corda;
- Passar por baixo de um obstáculo;
- Lançar a bola dentro de um bambolê.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados através de todas as atividades desenvolvidas para identificarmos se eles foram capazes de realizar os trabalhos propostos de forma adequada.

Referências bibliográficas:
  
PETRY, Rose Mary. Educação física e alfabetização. 2.ed. Porto Alegre: Kuarup, 1987.

RIZZI, Leonor. HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 2004.


0

07 de agosto de 2012


     O projeto Mão Amiga esteve presente na posse da nova diretoria da FAFIUV. 
   A professora Ms. Rosana Beatriz Ansai, as supervisoras Josimar Borille e Roseli Vergopolan e as bolsistas Tatyanne Roieck Lazier, Jaqueline Ticiana Scherer e Simone Luiza Kovalczuk prestigiaram e entregaram uma singela homenagem ao diretor Valderlei Garcia Sanches e ao vice-diretor Dr. Armindo José Longhi. Foi uma noite regada a muitas emoções e a exteriorização de que os quatro anos de mandato estarão voltados à melhoria da estrutura física da Faculdade e à valorização de toda a comunidade acadêmica.



1

03 de agosto de 2012


    O princípio norteador da reunião foi a correção e envio do artigo científico da UNIGUAÇU. Nos minutos finais, os bolsistas aproveitaram para realizarem o planejamento da semana seguinte. Vale salientar que as professoras supervisoras prestaram o auxílio necessário aos bolsistas e a professora Ms. Rosana empreendeu as correções e sugestões pertinentes.

0

Trabalho coletivo


SUPERVISORA E BOLSISTAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ MOURA
 27/07/12

 


0

Bolsistas realizam atividades com alunos do Projeto Mão Amiga na Escola Fruma Ruthenberg



0

Reunião de trabalho coletivo


SUPERVISORA E BOLSISTAS ESCOLA FRUMA RUTHENBERG 20/07/12





0

10 de julho de 2012


     A reunião foi conduzida pela coordenadora do projeto, professora Ms. Rosana Ansai, e teve como pauta a divulgação do evento científico da UNIGUAÇU, a exposição das áreas temáticas que podem ser pesquisadas e a apresentação dos alicerces estruturais de um trabalho científico. A professora Ms. Rosana salientou que o objetivo do PIBID é o de despertar o amor pela docência e lembrou que os pilares do Mão Amiga são a formação inicial e o atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Os acadêmicos souberam da necessidade de voltarem, desde agora, o olhar para um temática de pesquisa, pois é na escola que encontramos um campo fértil para a coleta de dados. Foi ressaltado que o ano de 2013 será marcado pela elaboração de um estudo científico que venha de encontro às práticas de iniciação à docência vivenciadas em 2012.



0

22 e 29 de junho de 2012


     A pauta das duas reuniões foi a elaboração e a correção de um resumo científico sobre a mostra de material pedagógico, a qual acontecerá em Ponta Grossa, nos dias 24 e 25 de agosto. Esse é um dos princípios que norteiam o projeto Mão Amiga: a pesquisa e a participação em eventos científicos. Os acadêmicos bolsistas reuniram-se em grupos para escreverem os resumos e o resultado final foi satisfatório.
0

25 de maio de 2012


    A grande ênfase da reunião  foi o repasse de orientações de como proceder frente ao relatório do mês de maio, já que informações mais precisas sobre os alunos devem constar a partir desse momento. Além disso, os acadêmicos elaboraram o planejamento da semana seguinte e receberam as camisetas do projeto Mão Amiga. 




0

18 de maio de 2012


    A reunião teve como máxima a elaboração, em conjunto, do terceiro plano de aula. A temática de tal planejamento esteve vinculada à detecção, através de atividades de Língua Portuguesa e Matemática, das dificuldades de aprendizagem que os alunos atendidos têm. Foi solicitado aos acadêmicos que pesquisassem atividades e repassassem as mesmas à supervisão do projeto, pois a elaboração de uma cartilha sobre "dificuldade de aprendizagem" estava em andamento.

0

11 de maio de 2012

     A reunião teve como pauta a exposição dos bolsistas acerca de como fora o primeiro contato com os alunos atendidos pelo projeto, bem como a aceitação dos mesmos frente às atividades aplicadas. Em um segundo momento, os acadêmicos com séries afins (2º ano, 3º ano, 4º e 5º anos) reuniram-se em grupos e esboçaram  o planejamento da semana seguinte. Ao findar do encontro, os grupos de trabalho, separados por escola, foram até a sala da coordenação do projeto e lá receberam um kit contendo materiais didáticos destinados ao trabalho com os alunos, tais como: cadernos, lápis de cor, canetinhas, lápis de escrever, canetas e borrachas.



0

04 de maio de 2012


     A reunião aconteceu na sala 39 e teve como princípio norteador a exposição oral dos bolsista acerca das atividades por eles selecionadas para o primeiro contato com os alunos, o qual será no dia 07 de maio.  Cada bolsista, dada a sua vez, expôs a dinâmica que escolhera. Ao final desse processo, em conjunto, houve a eleição das atividades mais pertinentes para serem aplicadas no que compete ao tema "identidade do aluno". Em seguida, as professoras supervisoras traçaram um panorama, por meio de slides, da elaboração de um plano de aula, ensinando ao acadêmicos como se dá o processo de planejar, no papel, a aula. Dessa forma, o primeiro plano foi elaborado coletivamente.


0

27 de abril de 2012


     A equipe do projeto Mão Amiga reuniu-se nas dependências da  Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória  para a efetivação de mais uma reunião. A pauta esteve atrelada à escritura do relatório mensal de abril. As professoras supervisoras Josimar, Luciane e  Roseli , bem como a equipe de apoio, conduziram os bolsistas até o laboratório de informatica da FAFIUV para que eles pudessem sanar as dúvidas e, ao mesmo tempo, concluir a digitação do relatório. 


0

20 de abril de 2012


    A reunião aconteceu nas dependências da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), na sala 39, e teve como pauta principal a elaboração do relatório mensal, tendo como intuito de fornecer aos acadêmicos bolsistas as orientações necessárias para que o mesmo começasse a ser escrito.
     Em um segundo momento, os bolsistas reuniram-se em grupos, conforme a escola em que atuam, e dialogaram sobre as principais impressões que tiveram do projeto, bem como as informações que deveriam constar no relatório.
     A reunião foi marcada pela possibilidade dos acadêmicos conhecerem-se e estabelecerem os primeiros contatos.

0